As políticas de educação e cuidados na primeira infância para a América Latina: intencionalidades e encaminhamentos na proposta da Unesco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.3.12762

Palavras-chave:

Políticas para a Educação Infantil, América Latina, ECPI, UNESCO.

Resumo

O objetivo do presente texto é analisar as orientações e tendências da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, voltadas para a Educação e Cuidados na Primeira Infância (ECPI) aos países da América Latina. A metodologia adotada foi a pesquisa documental, por meio de levantamento deste Organismo Internacional, analisados à luz da literatura atinente. Conclui-se que as intencionalidades e tendências direcionam-se: à educação escolar dos anos finais da Educação Infantil como preparatória ao ensino fundamental; e ao cuidado por vias não formais para a educação de zero a três anos, com medidas focalizadas, intergerenciais e intersetoriais, voltadas para a gestão da pobreza, distante da perspectiva do direito à educação de qualidade, principalmente, quando as parcerias com o privado são amplamente destacadas.

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Biografia do Autor

Camila Maria Bortot, Universidade Federal do Paraná, Curitiba – Paraná

Doutoranda em Educação pela UFPR. Mestre em Educação pela UEM. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Ângela Mara de Barros Lara, Universidade Estadual de Maringá, Maringá – PR

Professora Associada Aposentada da UEM. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

30/08/2019

Como Citar

BORTOT, C. M.; LARA, Ângela M. de B. As políticas de educação e cuidados na primeira infância para a América Latina: intencionalidades e encaminhamentos na proposta da Unesco. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.3, p. 1767–1781, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.3.12762. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12762. Acesso em: 19 abr. 2024.