Os sentidos discursivos da ciência e da educação na ação política: relatórios de desenvolvimento

Autores

  • Sayra Liliana Benitez Arenas Universidad de Granada https://orcid.org/0000-0003-2760-4069
  • Antonio Luzón Trujillo Doctor en Ciencias de la Educación Profesor Titular de la Universidad de Granada (España) Es director del Máster Universitario en “Investigación, desarrollo social e intervención socioeducativa” y director de la cátedra “Educación y Sociedad” en la misma Universidad https://orcid.org/0000-0002-4095-2319

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i1.13076

Palavras-chave:

Análisis del Discurso, Ciencia y sociedad, Política educativa.

Resumo

Os relatórios e documentos de recomendação publicados pelas organizações internacionais podem ser abordados como representações discursivas do exercício do poder, quanto, por um lado, mostram a relação entre países e organizações supranacionais e, mesmo asim, definem o significado dos diferentes campos de ação política que são seu objeto de análise. Os relatórios de desenvolvimento abordaram esses campos por 40 anos, nos quais suas concepções mudaram. Com análise crítica do discurso propõe a estrutura geral dos relatórios é reconstruída como um gênero, no qual temas e indicadores são associados como formas de significância. Conclui-se que a mudança nos sentidos da educação e da ciência tem impacto na desvalorização do primeiro, em termos de desenvolvimento, e uma nova avaliação do segundo, que determina uma dupla existência entre os dois.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sayra Liliana Benitez Arenas, Universidad de Granada

Magister em Educación Universidad Nacional de Colombia. Doctoranda en Ciencias de la Educación de la Universidad de Granada, España.

Antonio Luzón Trujillo, Doctor en Ciencias de la Educación Profesor Titular de la Universidad de Granada (España) Es director del Máster Universitario en “Investigación, desarrollo social e intervención socioeducativa” y director de la cátedra “Educación y Sociedad” en la misma Universidad

Doctor en Filosofía y Ciencias de la Educación Universidad de Granada. Profesor titular del departamento de pedagogía de la Universidad de Granada, España.

Referências

DEL CAMPO, O., y SALCINES, J. El valor económico de la educación a través del pensamiento económico en el siglo XX. Revista de la educación superior, México, no 37, p. 45-61, 2008.

ELZINGA, A., y JAMISON, A. El cambio de las agendas políticas en ciencia y tecnología. Revista Zona Abierta, Madrid, no 75/76, 1996. Disponible en http://docs.politicascti.net/documents/Teoricos/ELZINGA_JAMISON.pdf

DALE, R. Specifying globalization effects on national policy: a focus on the mechanisms. Journal of education policy, Londres, no 14, p. 1-17, 1999

DRORI, Gili, MEYER, J., RAMÍREZ, Francisco y SCHOFER, E. La ciencia en la política mundial moderna. Institucionalización y globalización. Barcelona: Ediciones Pomares S.A., 2006.

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing Discourse. Textual analysis for social research. Londres: Routledge, 2003.

MARTÍNEZ, R., GARMENDIA, R.; SOTO, E. El Consenso de Washington: la instauración de las políticas neoliberales en América Latina. Política y cultura, México, no 37, p. 35-64, 2012.

ROBERTSON, S., BONAL, X., y DALE, R. GATS and the education service industry: The politics of scale and global reterritorialization. Comparative education review, Chicago no 46, p. 472-496, 2002

VAN DIJK T. A. Discurso y Poder. Barcelona: Gedisa S.A., 2009.

THE WORLD BANK. World Development Report, 1980. Disponible en: https://openknowledge.worldbank.org/bitstream/handle/10986/5963/WDR%201980%20-%20English.pdf?sequence=1

THE WORLD BANK. World Development Report 1990: Poverty. Disponible en: https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/5973

THE WORLD BANK. World Development Report 2000/2001: Attacking Poverty. Disponible en: https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/11856

THE WORLD BANK. World Development Report 2010: Developing and Climate Change. Disponible en: https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/4387

Publicado

02/01/2020

Como Citar

BENITEZ ARENAS, S. L.; LUZÓN TRUJILLO, A. Os sentidos discursivos da ciência e da educação na ação política: relatórios de desenvolvimento. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 319–331, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i1.13076. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13076. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.