Educação inclusiva como estratégia analítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i1.13302

Palavras-chave:

Epistemologia da educação inclusiva, Y-cidad, Inclusão como método, Género, Poder heurístico.

Resumo

O presente trabalho expõe uma proposta crítica para transformar a estrutura de conhecimento existente, ao mesmo tempo em que transforma a realidade e a consciência de seus atores - o princípio da audibilidade. Avanços na construção e / ou produção diferenciada de conhecimentos educacionais, reconfigurando suas linguagens, estruturas e engenharia educacionais. Propõe-se desvendar uma variedade de estruturas de conhecimento que contribuem para a reprodução imperceptível de uma ampla variedade de expressões de poder, bem como projetos de conhecimento cúmplices com desigualdade, opressão e dominação. A inclusão como método apresenta uma abordagem analítica única, distancia-se de um conjunto de abordagens que concebem a seção da frase referente ao "método" como uma técnica ou metodologia específica. Em vez disso, apresenta a fabricação de uma estratégia epistemológica para abordar uma ampla variedade de problemas educacionais complexos. Num segundo momento, analisa as possibilidades de inclusão como uma teoria pós-disciplinar, não fixada em nenhuma disciplina. A natureza de seu gênero é explorada demonstrando que seu objeto de trabalho de educação inclusiva impõe 'outro lugar', ou seja, ao constituir um fenômeno pós-disciplinar, forma um gênero singular em sua constituição. É convergido analisando o potencial heurístico da cidade ou o que habita entre os dois termos configuradores da frase. A 'y-cidad' é a chave para entender o espaço da diáspora, transborda o sistema programático convencional, explicitamente re-cognitivo, opera como um espaço de intersticialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldo Ocampo González, Centro de Estudios Latinoamericanos de Educación Inclusiva (CELEI)

Director fundador CELEI, Depto. Teoría y metodología de la Educación Inclusiva. Doctor en Ciencias de la Educación, aprobado Sobresaliente mención ‘Cum Laude’, por la Universidad de Granada, España.

Referências

BAL, Mieke. “El esencialismo visual y el objeto de los Estudios Visuales”,

Estudios visuales. Ensayo, teoría y crítica de la cultura visual y el arte

contemporáneo, 2, 11-50, 2004.

BAL, Mieke. “Y-cidad: los múltiples sentidos de ‘y’”. Versants, 65 (3), 187-207, 2018.

BURMAN, Erika. Child as method: implications for decolonising educational research. International Studies in the Sociology of Education, 28, (3), 1-23, 2017. Recuperado de: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09620214.2017.1412266

COȘOBEA, Timeea. “Asia as method” Now and then: Investigating the Critical concept of the Inter-Asia referencing, 2017. Recuperado de: https://pdfs.semanticscholar.org/7e6b/7bcd7c4219ed381ec130e7afc67c63cbcd50.pdf

CHEN, Kuan-hsing. Asia as method: towards deimperialization. Durham: Duke University Press, 2010.

CHEN, Kuan-hsing. “Takeuchi Yoshimi's 1960 ‘Asia as method’ lecture”. Inter-Asia Cultural Studies, 13(2), 317-324, 2012.

FELMAN, Shoshana. «To Open the Question», Yale French Studies: Literature

and Psychoanalysis. The Question of Reading: Otherwise, 55/56, 5-10, 1977.

FERNÁNDEZ, Aurora. “Editorial. Usos performativos de las imágenes”. Revista Re-visiones, 2, (2), 1-5, 2012.

GAZTAMBIDE‐FERNÁNDEZ, Rubén, THIESSEN, Dennis. “Fomenting flows and internationalizing curriculum studies”. Curriculum Inquiry, 42(1), 1-11, 2012.

GENETE, Gerard. Palimpsestos. La literatura en segundo grado. Madrid: Taurus, 1989.

HALL, Stuart. La cultura y el poder. Buenos Aires: Amorrortu, 2011.

HILL COLLINS, Patricia. Intersectionality. As critical social theory. Duke: Duke University Press, 2015.

MEZZADRA, Sandro, NEILSON, Brett. Border as Method. Durham: Duke University Press, 2012.

OCAMPO, Aldo. “Contornos teóricos de la educación inclusiva”. Revista Boletín Redipe, Vol. 8 (3), 66-95, 2019.

OLIVEIRA, Ana. Lo intermedio como espacio. Lo intersticial, lo fronterizo y lo impreciso en la arquitectura contemporánea. Madrid: UPM, 2016.

RACHJMAN, John. Constructions. New York: MIT Press Ltd, 2004.

WILLIAMS, Raymond. Palabras Clave. Nueva Visión, Buenos Aires, 2003.

SMITH, Linda Tuhiwai. A descolonizar las metodologías. Investigación y pueblos indígenas. Santiago: LOM, 1999.

Publicado

02/01/2020

Como Citar

OCAMPO GONZÁLEZ, A. Educação inclusiva como estratégia analítica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 2–26, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i1.13302. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13302. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos