Tecnologias digitais na Educação Infantil: representações sociais de professoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.14068

Palavras-chave:

Representação social, Educação infantil, Professor, Tecnologias digitais de informação e comunicação.

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou identificar as representações sociais de professoras sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica na Educação Infantil. A pesquisa, com abordagem mista, foi realizada junto a professoras de escolas públicas de uma cidade de Minas Gerais e os dados foram analisados na perspectiva da teoria das representações sociais. Verificou-se que as professoras reconhecem a influência das TDIC na transformação do cotidiano das crianças. Percebem as tecnologias como capazes de despertar o interesse das crianças e de transformar sua forma de pensar, agir e interpretar o mundo, o que se acaba por refletir no contexto da educação infantil. Embora usuárias cotidianas das TDIC na vida pessoal, as professoras reconhecem dificuldades para incorporá-las em suas práticas pedagógicas na Educação Infantil, principalmente por não se sentirem para isso preparadas.

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Biografia do Autor

Nedia Maria de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação.

Simão Pedro P. Marinho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor Titular no Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Educação (PUC-SP).

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Publicado

19/08/2020

Como Citar

OLIVEIRA, N. M. de; MARINHO, S. P. P. Tecnologias digitais na Educação Infantil: representações sociais de professoras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 2094–2114, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.14068. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14068. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos