Um olhar sobre a biblioteca da escola normal no Brasil

Locus de formação docente e disseminação de saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.14232

Palavras-chave:

Formação de professores, Biblioteca escolar, Escola Normal

Resumo

Durante mais de um século no Brasil, as Escolas Normais se consolidaram como principais instituições de formação docente. Com o objetivo de compreender como ocorreu o processo de formação dos professores Primários no país, entre meados do século XIX e final do século XX, neste texto, retomam-se aspectos da história dessas instituições, e, com isso, busca-se identificar qual importância possuíam as bibliotecas escolares existentes no interior dessas escolas e como se constituíram como locus específico de formação e de saberes. A proposta que demanda a condução desta discussão consiste em analisar especificidades em relação às Bibliotecas das Escolas Normais, consideradas como centros de produção e circulação de saberes pedagógicos essenciais para a formação do futuro professor.

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Biografia do Autor

Giza Guimarães Pereira Sales, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília - SP - Brasil

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/Marília. Docente do Centro Universitário Adventista de Ensino de São Paulo (UNASP).

Rosane Michelli Castro, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília - SP - Brasil

Professora assistente na Faculdade de Filosofia e Ciências. Professora permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/Marília. Pós-Doutorado pela Fundação Carlos Chagas.

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Publicado

01/04/2022

Como Citar

SALES, G. G. P.; CASTRO, R. M. Um olhar sobre a biblioteca da escola normal no Brasil: Locus de formação docente e disseminação de saberes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 2, p. 1045–1061, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i2.14232. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14232. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos