O processo de formação de professores egressos de instituições do norte do Paraná em relação à teoria do processamento da informação e suas implicações educacionais

Autores

  • Paula Mariza Zedu Alliprandini UEL - Universidade Estadual de Londrina - Departamento de Educação. Londrina – PR – Brasil
  • Maria Aparecida Farias Silva Graduada em Pedagogia – UEL - Universidade Estadual de Londrina. Londrina – PR – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v8i4.4920

Resumo

Este estudo adotou como metodologia uma pesquisa documental e de campo. Inicialmente, foi solicitado às Universidades e Faculdades Públicas e Privadas que oferecem o Curso de Pedagogia no norte do Paraná, os programas das disciplinas na área de Psicologia, com o objetivo de verificar, nas respectivas ementas, conteúdo programático e bibliografia se as disciplinas ofertadas na área de Psicologia da Educação trabalhavam o conteúdo da Teoria do Processamento da Informação. Na sequência, foram entrevistadas 12 professoras das séries iniciais de Escolas Municipais, egressas do curso de Pedagogia ou Normal Superior das Instituições pesquisadas, com o objetivo de verificar se essas profissionais, tendo na sua formação o conteúdo referente à Teoria do Processamento da Informação, têm aplicado este conhecimento nas suas práticas pedagógicas. A análise dos resultados apontou que o conteúdo da Teoria do Processamento é ofertado pela maioria dos Cursos de Pedagogia pesquisados, porém não tem sido utilizado de forma consciente pelos professores que tiveram acesso a esse conteúdo. Sugere-se que haja uma readequação da oferta das disciplinas na área de Psicologia da Educação relacionada a ampliação da carga horária e procedimentos metodológicos, de forma a propiciar reflexões sobre a prática pedagógica, que incluam a Teoria do Processamento da Informação como possibilidade de contribuição no processo ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Paula Mariza Zedu Alliprandini, UEL - Universidade Estadual de Londrina - Departamento de Educação. Londrina – PR – Brasil

Profa. Adjunto junto ao Departamento de Educação - área de Psicologia da Educação

Maria Aparecida Farias Silva, Graduada em Pedagogia – UEL - Universidade Estadual de Londrina. Londrina – PR – Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina

Professora da Educação Infantil

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Publicado

20/02/2014

Como Citar

ALLIPRANDINI, P. M. Z.; SILVA, M. A. F. O processo de formação de professores egressos de instituições do norte do Paraná em relação à teoria do processamento da informação e suas implicações educacionais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 4, p. 988–1005, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v8i4.4920. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4920. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos