O que é sexualidade? Representações conceituais de professores sobre sexualidade em escolas paranaenses

Autores

  • Ricardo Desidério Doutorando em Educação Escolar. UNESP - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - Pós-graduação em Educação Escolar. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Sexualidade, Educação e Cultura. Araraquara - SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v8i4.4992

Resumo

Na medida em que se tem ponderado a necessidade da discussão do tema sexualidade nas escolas, nota-se com freqüência a fragilidade por parte dos professores em abordar o tema em sala de aula e a necessidade de refletirmos sobre a maneira como os temas são transmitidos aos alunos. A pesquisa apresenta-se uma análise das principais atitudes e crenças manifestadas por 5 (cinco) professores sobre a temática sexualidade, empregando-se entrevistas diretas, semi-estruturadas, que foram submetidas a uma análise de conteúdo a partir dos pressupostos da modalidade denominada Temática, conforme salienta Bardin (2007). Os resultados denotam que os docentes, apesar de considerarem importante lidar o assunto com os alunos, manifestam dificuldade em falar sobre o tema, indicando inclusive algumas concepções equivocadas. O presente trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla, compreendendo também a investigação dos conhecimentos e atitudes manifestadas pelos alunos dos professores entrevistados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Desidério, Doutorando em Educação Escolar. UNESP - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - Pós-graduação em Educação Escolar. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Sexualidade, Educação e Cultura. Araraquara - SP - Brasil.

Pedagogo. Licenciado em Ciências e Matemática. Especialista em Educação Matemática. Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá-PR. Desenvolve pesquisas científicas e trabalhos na área da Sexualidade, ministrando palestras e oficinas em escolas para professores e alunos. Foi técnico pedagógico e coordenador dos trabalhos de Sexualidade e Educação Sexual nos Núcleos Regionais de Educação de Foz do Iguaçu-PR e Londrina-PR. Atualmente é professor da Rede Pública Estadual do Paraná; Professor universitário da Faculdade Pitágoras-Campus Londrina; membro do CiPESS - Círculo de Pesquisa em Educação Sexual e Sexualidade da Universidade Estadual de Londrina-PR (Linha de pesquisa "Educação Sexual"); NUDISEX- Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidade Sexual da Universidade Estadual de Maringá-PR (Linha de pesquisa "Mídia e Sexualidade"); Coordenador da Pós-graduação em Docência do Ensino Superior: Fundamentos e Práticas Educativas (Faculdade Pitágoras - Campus Londrina); e foi Presidente do XIII Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana (Londrina/2011).

Downloads

Publicado

20/02/2014

Como Citar

DESIDÉRIO, R. O que é sexualidade? Representações conceituais de professores sobre sexualidade em escolas paranaenses. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 4, p. 945–960, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v8i4.4992. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4992. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos