Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: Pistas históricas e perspectivas necessárias

Autores

  • Sebastião De Souza Lemes
  • Sueli Ap. Itman Monteiro
  • Ricardo Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v6i3.5007

Resumo

Tendo por pressuposto que a trajetória do processo de democratização da escolabrasileira encontra-se em evidência e em um momento sem retorno, a reflexão sobre seumodelo torna-se necessária e de inadiável pertinência. Apresenta alguns elementos pontuaisde trajetória histórica, voltados para circunstâncias e momentos, que estabeleceram marcosimportantes na construção do currículo escolar no Brasil e direcionaram a mentalidade dofazer pedagógico. O pensamento democratizante se faz presente de forma constante, porém,ainda hoje, encontra-se de forma inconclusa no meio acadêmico e fragilizado teoricamente nocotidiano da escola. Nessa trajetória de grande complexidade o essa questão começa revelar,por alguns traços, suas possibilidades para superação de um modelo institucional em estadode esgotamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

LEMES, S. D. S.; MONTEIRO, S. A. I.; RIBEIRO, R. Alguns fundamentos de organização do currículo para a escola democratizada: Pistas históricas e perspectivas necessárias. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 6, n. 3, p. 127–139, 2012. DOI: 10.21723/riaee.v6i3.5007. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5007. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos