A formação do leitor do ensino fundamental: as legendas cinematográficas

Autores

  • Adriana Naomi Fukushima da Silva Graduanda em Pedagogia. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Departamento de Didática. Marília – SP – Brasil.
  • Dagoberto Buim Arena UNESP – Universidade Estadual Paulista. Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Departamento de Didática. Marília – SP – Brasil.
  • Naiane Rufino Lopes Graduanda em Pedagogia. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Departamento de Didática. Marília – SP – Brasil.
  • Sonia Oliveira dos Santos Graduanda em Pedagogia. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Departamento de Didática. Marília – SP – Brasil.
  • Talita Deniz Amâncio Graduanda em Pedagogia. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Departamento de Didática. Marília – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v7i1.5371

Resumo

Diante das práticas pedagógicas a respeito dos atos de leitura no atual contexto escolar das instituições de ensino fundamental, percebe-se que eles estão ligados à decifração e não à busca por sentido e compreensão. Ao pensar no uso das novas tecnologias que podem contribuir para a formação do leitor, acredita-se que a leitura de legendas permite essa formação uma vez que exige uma leitura rápida que não se prende a todas as palavras e com atribuição de sentido para acompanhar todo o desenrolar do filme. Isso faz com que as crianças aprendam a ler atribuindo sentido e utilizando-se dos conhecimentos de seu acervo cultural. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição das legendas cinematográficas para a formação do leitor do ensino fundamental. Desta forma, foram convidados alunos de idades entre seis e dez anos, com interesse em ver filmes legendados e aprender a ler estas legendas. As sessões cinematográficas foram realizadas quinzenalmente, na própria escola, em uma sala adaptada. Após as sessões, realizou-se as discussões em grupo para verificar quais os problemas enfrentados para a compreensão da trama Neste trabalho serão apresentados dados sobre a sessão do filme “Coração de Tinta”. As crianças, auxiliadas pelos pesquisadores, puderam compreender a trama e aprenderam a articular seu conhecimento com situações dos filmes. A pesquisa esta em andamento, mas é possível verificar que durante a projeção há indicações que estão conseguem ler as legendas, ora perdem o timing de leitura, mas aos poucos evoluem no domínio de leitura desse gênero do discurso.

Downloads

Como Citar

Silva, A. N. F. da, Arena, D. B., Lopes, N. R., Santos, S. O. dos, & Amâncio, T. D. (2012). A formação do leitor do ensino fundamental: as legendas cinematográficas. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 7(1), 98–107. https://doi.org/10.21723/riaee.v7i1.5371

Edição

Seção

Artigos