A educação infantil e o plano municipal de educação do município de Matão (SP): atendimento à demanda e infra-estrutura

Autores

  • Carlos da Fonseca Brandão UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras de Assis - Departamento de Educação. Assis - SP – Brasil. 19806-900
  • Fátima Gil de Oliveira Trevelin Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação. UNESP - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília – SP – Brasil. 17525-900
  • Vitor Hugo Pissaia Secretário Municipal de Educação do município de Cândido Rodrigues. Doutorando em Educação. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências - Pós-graduação em Educação. Marília – SP – Brasil. 17525-900

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p36

Palavras-chave:

Educação infantil, PME – Plano Municipal de Educação, Atendimento, Oferta, Infraestrutura,

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar o atendimento à demanda e as condições de infraestrutura dos prédios de educação infantil da rede municipal de ensino do município de Matão (SP) e comparar com as propostas para esse nível de ensino, nesses aspectos (oferta, atendimento e infraestrutura) presentes no Plano Municipal de Educação de Matão (PME 2003-2013). Ao final, esse trabalho faz algumas constatações sobre a situação atual desse sistema de ensino no nível da Educação Infantil, identificando que os seus problemas também são problemas presentes em uma grande quantidade de municípios brasileiros, especialmente o problema da demanda maior que a oferta de vagas na Educação Infantil, principalmente no que se refere às Creches.

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Biografia do Autor

Carlos da Fonseca Brandão, UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras de Assis - Departamento de Educação. Assis - SP – Brasil. 19806-900

Professor Livre-docente do Departamento de Educação da UNESP - Assis e do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP - Marília.

Fátima Gil de Oliveira Trevelin, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação. UNESP - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília – SP – Brasil. 17525-900

Professora da rede municipal de Educação de João Ramalho (SP), mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP – Marília e membro do Coletivo de Pesquisadores em Políticas Educacionais (COPPE).

Vitor Hugo Pissaia, Secretário Municipal de Educação do município de Cândido Rodrigues. Doutorando em Educação. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências - Pós-graduação em Educação. Marília – SP – Brasil. 17525-900

Secretário Municipal de Educação do município de Cândido Rodrigues, mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP, doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP – Marília, professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de Monte Alto (SP) e membro do Coletivo de Pesquisadores em Políticas Educacionais (COPPE).

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Publicado

11/04/2016

Como Citar

BRANDÃO, C. da F.; TREVELIN, F. G. de O.; PISSAIA, V. H. A educação infantil e o plano municipal de educação do município de Matão (SP): atendimento à demanda e infra-estrutura. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 1, p. 36–48, 2016. DOI: 10.21723/riaee.2016.v11.n1.p36. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7160. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos