As barreiras para implementação das TIC na sala de aula

Autores

  • Rodolfo Fernandes Esteves Pós Graduando em Educação Escolar. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - Pós-Graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP – Brasil.
  • Silvio Henrique Fiscarelli Professor. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Departamento de Didática. Araraquara – SP – Brasil.
  • Cláudio Benedito Gomide de Souza In memoriam - Professor. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Departamento de Didática. Araraquara – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i3.7619

Resumo

Este trabalho tem como foco principal apresentar conjunto de informações sobre as barreiras que precisam ser superadas para efetiva implementação das TIC no ambiente escolar. Buscamos agregar alguns resultados já divulgados em diversas pesquisas nesta área, e assim contribuir na sistematização dos conhecimentos sobre os principais aspectos dessas barreiras, bem como, os possíveis meios de supera-las. Entendemos que para compreender os possíveis benefícios das TIC será necessário, em um primeiro momento compreender o processo implementação e apropriação, pois se a ferramenta não for adequadamente disponibilizada e utilizada todos seus potenciais benefícios não se efetivarão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ESTEVES, R. F.; FISCARELLI, S. H.; SOUZA, C. B. G. de. As barreiras para implementação das TIC na sala de aula. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 3, p. 583–598, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v9i3.7619. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7619. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos