As tecnologias da informação e da comunicação como mediação pedagógica no curso de pedagogia

Autores

  • Valéria Alves de Oliveira Mestre em Tecnologia. UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia. Curitiba – PR – Brasil.
  • Herivelto Moreira Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia. UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba – PR – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i2.7785

Resumo

O artigo apresenta parte dos resultados da dissertação de Mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da UTFPR, cujo objetivo foi analisar como os professores do Curso de Pedagogia de uma universidade particular do Estado do Rio Grande do Sul – Brasil utilizavam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em suas práticas pedagógicas para a formação de futuros professores. A revisão da literatura para o estudo foi elaborada a partir de vários autores nacionais e internacionais. Para esse artigo foi feito um recorte da revisão literatura, abordando mais especificamente a importância da utilização das TICs para a formação de professores e a inovação pedagógica com o uso das tecnologias para a construção do saber. A abordagem utilizada foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa. A amostra constitui-se de treze professores de Curso de Pedagogia. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada. Para a finalidade deste artigo será apresentado apenas duas das categorias discutidas na dissertação. Os principais resultados mostram que as TICs são utilizadas para transmissão de informação e não como um recurso para auxiliar no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e grande parte dos professores entrevistados possui dificuldades para utilizar recursos tecnológicos na prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Alves de Oliveira, Mestre em Tecnologia. UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia. Curitiba – PR – Brasil.

Mestre em Tecnologia

Herivelto Moreira, Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia. UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba – PR – Brasil.

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - UTFPR

Downloads

Publicado

07/07/2015

Como Citar

OLIVEIRA, V. A. de; MOREIRA, H. As tecnologias da informação e da comunicação como mediação pedagógica no curso de pedagogia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 2, p. 371–389, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i2.7785. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7785. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos