Orientação acadêmica e profissional dos estudantes com deficiência nas universidades italianas

Autores

  • Leonardo Santos Amâncio Cabral UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. São Carlos – São Paulo – Brasil.
  • Enicéia Gonçalves Mendes UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. São Carlos – São Paulo – Brasil.
  • Lucia de Anna Uniroma4 – Università degli Studi di Roma “Foro Italico”. Laboratorio di Pedagogia Speciale. Roma – Roma – Itália.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i5.7915

Resumo

O presente artigo é parte de um projeto europeu mais amplo que visou o desenvolvimento de um programa de apoio a estudantes com deficiências durante seu percurso acadêmico e no processo de sua transição ao mercado de trabalho. O objetivo específico do presente estudo consistiu em implementar e avaliar um programa de orientação acadêmica e profissional a esse público alvo. A proposta, baseada num programa já existente no contexto dinamarquês, foi implementada em três universidades italianas, e 43 pessoas foram envolvidas na avaliação de sua eficácia: 20 estudantes universitários com deficiência em fase de transição ao mundo do trabalho, 20 tutores empresariais e 3 tutores acadêmicos. Como resultado, a experiência possibilitou a identificação de elementos-chave relacionados ao percurso acadêmico, à aquisição de competências profissionais dos estudantes, à transição para a vida adulta e o mundo do trabalho. Além disso, foram identificados elementos que contribuem para a constituição do perfil dos tutores acadêmicos e profissionais no ambiente universitário e profissional. Entende- se, com este estudo, que cabe à comunidade científica avançar no processo, reunindo indicadores de boas práticas que possam contribuir para estratégias concretas que garantam a efetiva inclusão social e no trabalho das pessoas com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

CABRAL, L. S. A.; MENDES, E. G.; ANNA, L. de. Orientação acadêmica e profissional dos estudantes com deficiência nas universidades italianas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. 615–630, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i5.7915. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7915. Acesso em: 28 mar. 2024.