A pesquisa do cotidiano escolar pelas trilhas da formação docente: uma articulação universidade-escola

Autores

  • Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.8156

Palavras-chave:

Docência. Cotidiano escolar. Formação docente. Problematização.

Resumo

A aproximação universidade-escola faz-se cada vez mais urgente num cenário educacional em que a formação docente está sendo focada pelas políticas públicas de educação. Este artigo apresenta os resultados de uma reflexão a partir dos registros da experiência que vem se desenvolvendo, desde 2013, num Grupo de Trabalho sobre a Pedagogia da Autonomia, em que professores do Ensino Superior e da Educação Básica, bem como alunos-licenciandos(30 participante, em média) compartilham suas práticas docentes tendo como ponto de partida e de chegada o próprio cotidiano escolar.É a efetividade da formação docente continuada por meio de pesquisa do e no cotidiano escolar, num movimento teórico-prático de descotidianização das práticas docentes. Como resultante deste trabalho observa-se a configuração circular entre saberes legitimados pela teoria e saberes advindos da experiência docente, assumindo a centralidade do cotidiano como categoria de investigação-prática importante para o fortalecimento de uma docência construída na colegialidade e na problematização sistemática dos saberes e dos fazeres docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

Professora Associada da Universidade Federal de Itajubá, do Instituto de Produção e Gestão. Atua como docente no Programa de Mestrado em Educação em Ciências e nas Licenciaturas de Física, Matemática, Química e Biologia. Dirige o curso de especialização a distancia em Gestão Educacional

Downloads

Publicado

13/01/2017

Como Citar

STANO, R. de C. M. T. A pesquisa do cotidiano escolar pelas trilhas da formação docente: uma articulação universidade-escola. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 529–540, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n1.8156. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8156. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.