Alguns Aspectos da Obra de Piaget e sua Contribuição para o Ensino de Química

Autores

  • Marilde Beatriz Zorzi Sá Universidade Estadual de Maringá
  • Ourides Santin Filho

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.8180

Palavras-chave:

Ensino de química. Epistemologia. Compreensão do conhecimento. Piaget.

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões relativas à obra de Piaget e suas possíveis influências no cotidiano escolar, em especial no ensino de Química. Para isso, utilizamos autores cujos trabalhos usam como referência a obra de Piaget, além do próprio autor. Nossa intenção é auxiliar educadores a estabelecer uma relação entre os estudos desse epistemólogo, principalmente aqueles relacionados à Epistemologia Genética e o ensino de Química e de áreas afins. Procuramos também deixar claro que não se pretende reduzir a obra de Piaget a questões escolares, uma vez que ela se constitui em algo muito mais abrangente, além do fato de que os interesses pedagógicos se traduzem em interesses, a princípio, diferentes daqueles que são foco das pesquisas de Piaget. Nesse contexto parece-nos pertinente estender nossas considerações às possíveis contribuições de Piaget aos procedimentos de ensino e aos conhecimentos que os professores devem construir para atuarmos de maneira mais eficiente no processo de formação de nossos alunos. Notemos que tanto a escola quanto os estudos de Piaget apresentam em comum o interesse no desenvolvimento da criança.

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Publicado

13/01/2017

Como Citar

SÁ, M. B. Z.; SANTIN FILHO, O. Alguns Aspectos da Obra de Piaget e sua Contribuição para o Ensino de Química. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 190–204, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n1.8180. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8180. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos