Alunos com deficiência em situação de acolhimento institucional: desafios para a gestão e a inclusão escolar

Autores

  • Soraia Napoleão Freitas Universidade Federal de Santa Maria
  • Carolina Terribile Teixeira Universidade Federal de Santa Maria
  • Andréia Jaqueline Devalle Rech Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.8214

Palavras-chave:

Gestão escolar. Inclusão. Acolhimento Institucional.

Resumo

Este artigo debate a respeito da gestão e da inclusão escolar de alunos com deficiência que vivem em situação de acolhimento institucional. Os temas são relevantes tendo em vista que são escassas as pesquisas que buscam relacioná-los. Para tanto, esta pesquisa visou investigar e compreender a realidade da gestão educacional diante da inclusão de alunos com deficiência que viviam em situação de acolhimento institucional. Alguns autores foram selecionados para embasar este estudo, entre eles: Lück (2006), Libâneo, Oliveira e Toschi (2005), Sousa & Paravidini (2013), Carvalho (2006), Tezani (2010), Yin (2010) e Bardin (2011). Esta pesquisa se configurou como qualitativa do tipo estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados selecionados foram entrevista semiestruturada e observações na escola em que o aluno com deficiência estava matriculado. Os resultados apontam para uma prática inclusiva ainda deficitária. A escola afirma que o apoio da Secretaria Municipal de Educação ainda é incipiente no respaldo ao trabalho da gestão escolar para o provimento de recursos financeiros e humanos para que a inclusão de fato se concretize. Sendo assim, observa-se que para a inclusão se efetivar é necessário um trabalho realmente articulado entre todos os envolvidos nesse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraia Napoleão Freitas, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do GPESP Grupo de Pesquisa em Educação Especial: Interação e Inclusão Social.

Carolina Terribile Teixeira, Universidade Federal de Santa Maria

Educadora Especial

Especialista em Gestão Educacional

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria

Pesquisadora integrante do GPESP - Grupo de Pesquisa em Educação Especial: Interação e Inclusão Social

Andréia Jaqueline Devalle Rech, Universidade Federal de Santa Maria

Educadora Especial

Pedagoga

Especialista em Educação Especial

Mestre em Educação

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria

Pesquisadora integrante do GPESP - Grupo de Pesquisa em Educação Especial: Interação e Inclusão Social

Downloads

Publicado

20/12/2016

Como Citar

FREITAS, S. N.; TEIXEIRA, C. T.; RECH, A. J. D. Alunos com deficiência em situação de acolhimento institucional: desafios para a gestão e a inclusão escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 2104–2124, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n4.8214. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8214. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos