O que falam os discursos de gestores escolares sobre a qualidade educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8770

Palavras-chave:

Análise de discurso. Gestores educacionais. Qualidade.

Resumo

Este trabalho busca investigar as construções acerca da qualidade educacional no discurso de quatro gestores escolares de escolas públicas e privadas do município de Niterói - RJ. Trata-se de uma pesquisa realizada a partir de dados coletados em uma dissertação de mestrado em educação, inserida no escopo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação, da Universidade Federal Fluminense. Através da interface entre Educação e Análise do Discurso, a pesquisa se iniciou com a investigação sobre os diferentes conceitos de qualidade no campo educacional e algumas de suas principais correntes teóricas. Buscou-se entender quais filiações ideológicas estão por trás dos discursos dos gestores escolares de quatro escolas consideradas de alta qualidade no município. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas e posteriormente interpretadas à luz da Análise de Discurso. Como resultados, obtivemos enunciados em que os sujeitos deslizam para diferentes papéis sociais e, assim, comprovam a polissemia do termo qualidade no âmbito educacional. O referencial teórico se baseou, sobretudo, em documentos de organismos nacionais e internacionais que tratam sobre a qualidade da educação, bem como nos principais estudiosos da escola francesa da Análise de Discurso.

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Biografia do Autor

Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Comunicação (PUC-Rio) e Mestre em Educação (UFF). Professor da faculdade de Educação da UFF (substituto) e do curso de Pedagogia do Unilasalle-RJ. Pesquisador do NUGEPPE/UFF/CNPq - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação.

Jorge Nassim Vieira Najjar, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação (USP). Professor da Faculdade de Educação da UFF. Líder do NUGEPPE/UFF/CNPq - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Políticas Públicas em Educação.

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Publicado

05/07/2017

Como Citar

MOCARZEL, M. S. M. V.; NAJJAR, J. N. V. O que falam os discursos de gestores escolares sobre a qualidade educacional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1820–1838, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8770. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8770. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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