Aprender a escrever: contribuição das habilidades de consciência fonêmica, nomeação seriada rápida e memória de trabalho

Autores

  • Dalva Maria Alves Godoy Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp4.9209

Palavras-chave:

Consciência fonêmica. RAN. Memória de trabalho. Escrita. Alfabetização.

Resumo

A escrita é uma atividade cognitiva complexa que envolve múltiplos processos: composicionais, ortográficos e gráficos. Considerando o processo ortográfico como específico dessa aprendizagem, uma vez que serve apenas a essa atividade e possibilita a escrita correta das palavras, este estudo examina a contribuição das habilidades que sustentam o funcionamento desse processo. Foram avaliados 176 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em tarefas de consciência fonêmica (segmentação e subtração), RAN - nomeação seriada rápida (de letras e dígitos), memória de trabalho (ordem direta e inversa) e ditado de palavras, tendo sido utilizada a tarefa de conhecimento de grafemas como controle. Os resultados indicaram que ao início da aprendizagem, no 1º e 2º ano, grande parte da variabilidade nos desempenhos em escrita de palavras pode ser explicada pelo conjunto de habilidades investigadas. Entretanto, a contribuição da consciência fonêmica foi significativa no 1º e 2º ano, enquanto a RAN ganhou importância no 4º ano. Os resultados são discutidos em comparação com outros estudos e analisados em relação à relevância para o processo de alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalva Maria Alves Godoy, Universidade do Estado de Santa Catarina

Departamento de Pedagogia

Área de Psicolinguística

Alfabetização e Aprendizagem da leitura e da escrita

Downloads

Publicado

30/12/2016

Como Citar

ALVES GODOY, D. M. Aprender a escrever: contribuição das habilidades de consciência fonêmica, nomeação seriada rápida e memória de trabalho. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 2558–2575, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n.esp4.9209. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9209. Acesso em: 28 mar. 2024.