O campo da comunicação no pensamento educacional de Célestin Freinet: uma abordagem comparada

Autores

  • Cláudia Chaves Fonseca
  • Sandra Pereira Tosta

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9668

Palavras-chave:

Comunicação. Mídia. Filosofia da educação. Educação comparada.

Resumo

O artigo visa problematizar o campo da comunicação na obra de Célestin Freinet, analisando a inter-relação entre educação e comunicação no pensamento educacional do autor. Destaca-se nas obras do educador francês o entendimento da comunicação não somente como mídia - ainda que tenha sido um dos maiores divulgadores de técnicas pedagógicas como o jornal escolar – mas como uma perspectiva teórica e metodológica que edifica seu projeto educativo. O “comunicar-se” alinha-se ao “expressar-se”, “criar, agir e compreender”, “organizar-se” e “avaliar-se”, de modo que a comunicação constitui-se em um eixo e uma finalidade da obra freinetiana. Trata-se de um recorte de tese, com previsão de defesa em março de 2017, que estuda em perspectiva comparada o campo comunicacional como parte da matriz de pensamento na filosofia educacional de John Dewey, Célestin Freinet e Paulo Freire.

 

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Referências

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Publicado

30/04/2017

Como Citar

FONSECA, C. C.; TOSTA, S. P. O campo da comunicação no pensamento educacional de Célestin Freinet: uma abordagem comparada. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp.1, p. 629–643, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9668. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9668. Acesso em: 18 abr. 2024.