Alfabetização e correspondência – alfabetização do ponto de vista de dois cantos do mundo: um curso de formação de professores trabalhando com alfabetização

Autores

  • Rosa Maria Whitaker Sampaio
  • Nerina Vretenar

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9669

Palavras-chave:

Pedagogia Freinet. Ateliê. Educação.

Resumo

Este artigo descreve um instrumento da Pedagogia Freinet: o ateliê. Sua leitura permite constatar a importância que tem, na Pedagogia Freinet, a busca constante da coerência entre a teoria e a prática. Temos aqui a expressão de um importante conceito desenvolvido por ele: o materialismo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker. Freinet: evolução histórica e atualidades. São Paulo: Editora Scipione, 1989.

SANTOS, Maria Lúcia dos. A expressão livre no aprendizado da língua portuguesa. São Paulo: Editora Scipione, 1991.

Downloads

Publicado

30/04/2017

Como Citar

SAMPAIO, R. M. W.; VRETENAR, N. Alfabetização e correspondência – alfabetização do ponto de vista de dois cantos do mundo: um curso de formação de professores trabalhando com alfabetização. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp.1, p. 644–648, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9669. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9669. Acesso em: 29 mar. 2024.