https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/issue/feedRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação2024-03-12T08:57:27-03:00José Luís Bizellijose.bizelli@unesp.brOpen Journal Systems<p>A <strong><em>Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação</em></strong> (RIAEE), <em><strong>Qualis A1</strong></em> (2017 – 2020), é um espaço editorial para artigos relacionados à grande Área de Educação em seus vários temas: Filosofia e Historiografia da Educação; Política e Gestão de Unidades Educacionais; Pesquisa e Avaliação; Inovações Tecnológicas voltadas para a Educação; Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas; Educação Sexual, Gênero e Valores; Escola Inclusiva e Educação Especial; Educação Básica; Educação Profissional e Técnica; Educação de Jovens e Adultos; Educação Superior; e Padrões de Internacionalização e Interdisciplinaridade. A revista está disponível em português, espanhol e inglês.</p> <p>A RIAEE surgiu da relação acadêmica estabelecida entre a Universidade de Alcalá de Henares (UAH), Espanha, e a Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da UNESP, Araraquara, São Paulo, Brasil.</p> <p>O periódico tem como objetivo a publicação de trabalhos inéditos, que contribuam para sua área específica de atuação. Privilegiam-se trabalhos que tenham como campo principal de análise a Escola Ibero-Americana, sendo que estão aptos a submeter artigos para análise pesquisadores com titulação mínima equivalente ao Doutorado. Serão aceitas propostas de graduandos e pós-graduandos, desde que acompanhados de seus orientadores. Sugerimos aos autores que, ao submeter seus manuscritos, dialoguem com nossa equipe editorial, para que a experiência do processo de publicação aconteça da maneira mais satisfatória para ambas as partes.</p> <p>Recomendamos uma leitura atenta das normas e diretrizes de submissão, uma vez que os artigos podem ser rejeitados na análise inicial, caso não estejam de acordo com a política editorial da revista.</p>https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18213O Neuromito dos estilos de aprendizagem2023-07-21T14:46:45-03:00Maria Vitória Vieira da Nóbregamariavitoria.biounb@gmail.comNatasha da Silva Melonatashinhamelo@gmail.comJoão Paulo Cunha de Menezesjpaulo_bio@hotmail.com<p>Nos últimos anos, a neurociência ganhou destaque no campo da educação. No entanto, aqueles que buscam aprender sobre neurociência por conta própria podem encontrar informações imprecisas ou concepções errôneas sobre os achados neurocientíficos, conhecidos como neuromitos. Um dos mitos mais difundidos entre os educadores é o dos Estilos de Aprendizagem, que sugere que os estudantes aprendem melhor quando a informação é apresentada de acordo com seu estilo preferido. Este estudo teve como objetivo investigar a percepção dos estudantes de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB) em relação a esse neuromito. Para isso, um questionário on-line foi aplicado aos participantes. Os resultados indicaram que os estudantes têm uma visão positiva dos Estilos de Aprendizagem. Portanto, é necessário desmistificar esse neuromito no ambiente acadêmico, integrando o estudo da neurociência e dos neuromitos educacionais na formação inicial de professores por meio de cursos, projetos de pesquisa e atividades de extensão.</p>2024-02-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Maria Vitória Vieira da Nóbrega, Natasha da Silva Melo, João Paulo Cunha de Menezeshttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18269Ações educativas em saúde por professores do ensino fundamental2023-10-02T08:56:03-03:00Marhla Laiane de Brito Assunçãomarhla.assuncao@ufpe.brLuciana Pedrosa Leal luciana.leal@ufpe.brDiego Augusto Lopes Oliveiradiego.oliveira@ufpe.brCleide Maria Pontes cleide.pontes@ufpe.br<p>Objetivou-se identificar e mapear estratégias utilizadas por professores para o processo de educação em saúde na escola com alunos do ensino fundamental. Trata-se de uma <em>scoping review, </em>realizada em dezembro de 2021. Utilizou-se cinco bases de dados e a literatura cinzenta para busca de dados. Foram encontrados 4449 títulos, após leitura de títulos, resumos e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, incluiu-se 10 estudos. Os resultados descrevem estudos epidemiológicos de vários países. As temáticas perpassam por nutrição, saúde bucal, atividade física, saúde mental e autorregulação do uso de álcool e tabaco. As atividades foram prioritariamente de integração curricular ou projetos. Os professores sempre receberam capacitação antes da realização das intervenções. Conclui-se que os professores são integrantes fundamentais do processo de educação em saúde na escola. As atividades transversais são o caminho para uma intervenção eficaz.</p>2024-03-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Marhla Laiane de Brito Assunção, Luciana Pedrosa Leal , Diego Augusto Lopes Oliveira, Cleide Maria Pontes https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18370Metodologias ativas mediadas por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Programa de Pós-Graduação em Educação no pós-pandemia2023-11-06T18:35:12-03:00Karla Angélica Silva do Nascimentokarla.asn@gmail.comLia Machado Fiuza Fialholia.fialho@uece.brVanusa Nascimento Sabino Nevespbvanusa@gmail.comMaria Aparecida Alves da Costamariapedagoga99@gmail.comArliene Stephanie Menezes Pereirastephanie.menezes@ifce.edu.br<p>Objetivou-se compreender nuances que perpassam o uso das metodologias ativas mediadas por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto hodierno posto para o ensino e a aprendizagem na pós-graduação stricto sensu em Educação após a pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo de caso com 47 doutorandos e mestrandos de Fortaleza, Ceará. Os dados foram coletados por questionário on-line e utilizou-se o programa IRaMuTeQ para processá-los, priorizando-se estatística descritiva, classificação hierárquica descente e análise de similitude. Constituiu-se quatro eixos temáticos: potencialidades das metodologias ativas por meio das TDIC; formação para docência mediada por metodologias ativas; metodologias ativas ante as demandas sociais; e experiências de implementação das metodologias ativas mediadas por TDIC. Conclui-se que a formação docente, o engajamento dos alunos e a adaptação às demandas sociais pós-pandemia não prescindem da integração crítica das TDIC nas metodologias ativas do ensino superior.</p>2024-04-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Karla Angélica Silva do Nascimento, Lia Machado Fiuza Fialho, Vanusa Nascimento Sabino Neves, Maria Aparecida Alves da Costa, Arliene Stephanie Menezes Pereirahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18349Avaliação dos pós-graduandos sobre o programa de aperfeiçoamento de ensino no período de 2020 a 20212023-11-24T09:40:48-03:00Marina Marques maahmarx@usp.brMônica Mitsue Nakano monica.nakano@usp.brMaraina Gomes Pires Fernandes Diasmaraina.dias88@gmail.comDébora Tatiane Góes Silva deboragsilva@usp.brLuciane Sá de Andrade lucianeandrade@eerp.usp.brMarlene Fagundes Carvalho Gonçalves mgoncalves@eerp.usp.br<p>O objetivo deste artigo foi analisar o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo no Brasil sobre a formação docente promovida no período de 2020 a 2021. O instrumento utilizado para obtenção dos dados se constituiu de questionários eletrônicos com questões objetivas e dissertativas aplicados semestralmente aos estagiários do Programa. Realizou-se a análise temática proposta por Braun e Clarke. O total de respondentes foi de 144 pós-graduandos. O período pesquisado foi perpassado pela pandemia da COVID-19 e pode-se dizer que a necessidade de adaptação e inovação às novas tecnologias de ensino remoto trouxe avanços no processo de formação docente. Destacou-se ainda que os estagiários puderam vivenciar, em sua formação, as cinco dimensões da docência, o que foi avaliado como uma experiência muito satisfatória.</p> <p> </p>2024-04-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Marina Marques , Mônica Mitsue Nakano , Maraina Gomes Pires Fernandes Dias, Débora Tatiane Góes Silva , Luciane Sá de Andrade , Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16852Novo Ensino Médio2022-11-15T15:28:24-03:00Alessandra dos Santos Olmedoalessandra.olmedo@gmail.comErica Cristina da Silvaericasilvah@gmail.comCristiane Miranda Magalhães Gondincrisgondin@gmail.comVera de Mattos Machadoveramattosmachado1@gmail.com<p>A educação está intimamente ligada à política e à cultura, e de tal modo, o currículo escolar não pode ou não deve ser compreendido apenas como um conjunto neutro de conhecimentos. Assim, para atender as mudanças curriculares, os materiais didáticos são alterados, principalmente tratando-se da Reforma do Ensino Médio (EM) e da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo deste relato de experiência é descrever a experiência da escolha dos livros didáticos pela coordenação pedagógica do PNLD do EM durante a pandemia da Covid-19, em uma escola pública estadual de Mato Grosso do Sul (Brasil). Resultou-se nas seguintes considerações: diante das incertezas do novo currículo e da redução da carga horária, os professores escolheram os livros didáticos mediados pela coordenação pedagógica. Consideramos preocupante o silenciamento das disciplinas de Química, Física e Biologia com a consequente redução da carga horária.</p> <p> </p>2024-03-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Alessandra dos Santos Olmedo, Erica Cristina da Silva, Cristiane Miranda Magalhães Gondin, Vera de Mattos Machadohttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16975Semana de Engenharia elétrica do IFBA - Campus Paulo Afonso2022-12-01T10:40:28-03:00Lídia Carvalho Sandes Tenóriolidia_sandes@hotmail.comMonica Aparecida Tomé Pereiramonica.tome@univasf.edu.brPaulo José Pereirapaulo.pereira@univasf.edu.br<p>Esse estudo tem o objetivo de apresentar um relato de experiência das atividades desenvolvidas durante duas edições da Semana de Engenharia Elétrica do IFBA Campus Paulo Afonso, realizadas em 2020 e 2021, de forma remota, em virtude da pandemia da COVID-19. A metodologia utilizada foi a realização de palestras, visita técnica virtual, minicursos, sessão técnica, apresentações de trabalhos, relatos de experiências de estagiários e egressos. Os resultados obtidos destacaram a importância da realização de eventos que, além de oferecerem conhecimento por meio das atividades propostas, também promovem um maior interesse e comprometimento por parte dos discentes com o curso, ao mesmo tempo, em que contribuem para a manutenção dos vínculos com a instituição. A realização de edições do evento de forma remota facilitou a participação de palestrantes de diversas regiões do país e do exterior, agregando valor às atividades. Para os discentes, essa oportunidade proporcionou reflexões significativas para a construção do conhecimento em diversas áreas da Engenharia Elétrica.</p>2024-03-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Lídia Carvalho Sandes Tenório, Monica Aparecida Tomé Pereira, Paulo José Pereirahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18084Impactos da pandemia da COVID-19 na educação2023-06-21T15:16:51-03:00Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantasotiliadantas@gmail.comPauliane Duarte de Almeidapedagogapda@gmail.comElisângela Ribeiro de Oliveira Cabralelisangela@ifesp.edu.br<p>Refletir sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação para professores, familiares e estudantes de pós e graduação durante a implementação do ensino remoto foi o objetivo do estudo. A pesquisa foi realizada em diferentes âmbitos da educação e legislações. O texto, organizado em quatro partes, aborda metodologicamente: uma síntese da Pandemia da COVID-19; a legislação fixada durante a pandemia; as impressões dos familiares e professores da educação básica sobre a pandemia da COVID-19 e; entrevista com estudantes de pós-graduação e análise de TCC de estudantes de graduação que viveram, durante a formação, o isolamento social. Os resultados destacam o impacto da pandemia na educação sob várias óticas: econômica, tecnológica, de relacionamento, de distanciamento social, mas principalmente de saúde pública, como detalhado no corpo do artigo.</p>2024-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 OTÍLIA NÓBREGA DANTAS, Elisângela Ribeiro de Oliveira Cabral, Pauliane Duarte de Almeidahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17879Epistemologia contemporânea e povos indígenas no Ensino Superior2023-04-10T14:49:36-03:00Ana Paula de Pádua Câncio apaduacancio@gmail.comRaimundo Nonato de Pádua Câncio nonatocancio@hotmail.com<p>O objetivo deste texto é refletir sobre o ingresso de estudantes indígenas no Ensino Superior, tendo em vista o desafio dos diálogos interculturais e interepistêmicos. Trata-se de uma Pesquisa Bibliográfica, cuja abordagem é qualitativa, que buscou identificar as principais contribuições acerca dos desafios da interculturalidade no Ensino Superior no Brasil, com destaque para a inter-relação povos indígenas, interculturalidade e Universidade. Para tanto, dialogamos com autores que contribuem para esse debate, a partir da epistemologia contemporânea, na perspectiva da decolonialidade e da interculturalidade, como abordagens críticas de reflexão. Os dados evidenciam as necessidades e a importância das ações afirmativas no Ensino Superior, mas também a necessidade de questionar, para além da ausência dos povos indígenas nas Universidades, as práticas pedagógicas reguladas pela racionalidade científica dominante, já que o conhecimento sempre foi utilizado como instrumento de classificação hierárquica e de reforço de padrões de poder e saber.</p>2024-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 RAIMUNDO NONATO CÂNCIOhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18096Educação e território2023-07-10T15:59:18-03:00Fahid da Costa Kemilfa_hid@hotmail.comAfonso Welliton de Sousa Nascimentoafonsows27@gmail.comMaria do Socorro Vasconcelos Pereiravasconcelosmariadosocorro67@gmail.com<p>Este artigo objetiva analisar os marcos teóricos e legislações educacionais relativos ao Ensino Médio, refletindo sobre a relação entre educação e território e sua materialização nas políticas públicas educacionais. Os principais marcos em vigor para o Ensino Médio são a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Plano Nacional de Educação e a Lei nº 13.415/2017, que estabelece o novo Ensino Médio. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, identificou-se que, além de focarem em aspectos mercadológicos e não na formação humana, esses marcos legais não projetam ações para a escola pública brasileira de modo condizente com a realidade desse espaço plural. A proposta de um Ensino Médio como preparação para o mercado de trabalho não só intensifica diferenças entre as redes pública e privada, como também afeta os sujeitos em seus territórios, alterados pela tentativa de uniformização da política.</p>2024-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Fahid da Costa Kemil, Afonso Welliton de Sousa Nascimento, Maria do Socorro Vasconcelos Pereirahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18123Internacionalização2023-07-10T14:18:13-03:00Luciana Gasparotto Alves de Limalugasparotto@gmail.comRenato Barros de Carvalhorenato.barros.carvalho@gmail.comMaria do Rocio Fontoura Teixeiramaria.teixeira@ufrgs.br<p>A internacionalização da ciência ocorre por diversos meios, como por exemplo, a produção científica em coautoria com estrangeiros. Nesse sentido, o Programa de Pós-Doutorado no Exterior (PPDE) da CAPES prevê a ampliação de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior. O objetivo do estudo, portanto, é mapear a evolução das redes de coautoria internacionais formadas por ex-bolsistas do PPDE da Grande Área de Ciências da Saúde, antes e após a finalização da vigência da bolsa, por meio da metodologia de Análise de Redes Sociais. Como resultado, verifica-se o crescimento das redes pelo aumento do número de países coautores, do número de conexões entre nações ou da frequência de colaboração entre uma dupla de países. Além disso, percebe-se a variedade de países colaboradores e qual o grau de importância destes para os grupos analisados. A metodologia apresentada pode servir como subsídio para políticas públicas de internacionalização.</p>2024-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Luciana Gasparotto Alves de Lima, Renato Barros de Carvalho, Maria do Rocio Fontoura Teixeirahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16715Formação Superior na Rede Federal de Ensino2022-08-23T18:17:56-03:00Maria Almerinda de Souza Matosprofalmerinda@ufam.edu.brLana Cristina Barbosa de Melolana.melo@ifrr.edu.br<p>A pesquisa analisou a formação superior de professores no curso de Educação Física do Instituto Federal de Roraima-IFRR, tendo enquanto objetivo avaliar como o Projeto Pedagógico integra às possibilidades do trabalho educativo para atuar com os educandos sujeitos da educação especial em contexto educacional inclusivo aos objetivos curriculares do curso. Articulou-se a relação estreita entre a formação inicial e o trabalho educativo como caminho de consolidação de práticas pedagógicas de educação para todos. O texto deriva do estudo teórico-conceitual baseado na Pedagogia Histórico-Crítica. O método pauta-se no Materialismo-Histórico Dialético. As implicações foram elucidadas pela análise de conteúdo e os resultados mostraram que a formação do curso objetiva atuar de forma mediata para compor o conjunto de formação que o capital demanda. Considera-se que a formação no curso de Educação Física pouco se relaciona com o trabalho educativo para aprendizagem e desenvolvimento humano dos alunos da educação especial em contexto inclusivo.</p>2024-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 MARIA ALMERINDA DE SOUZA MATOS, Lana Cristina Barbosa de Melohttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16856O esmaecimento da docência nas práticas do empreendedorismo nas escolas2022-06-22T17:42:24-03:00Silvane Gema Mocellin Petrinisilmocellinpetrini@gmail.comFernanda Wandererfernandawanderer@gmail.com<p>O artigo é fruto de uma pesquisa que objetivou examinar os modos de ser professor engendrados pela Educação em Revista (ER), endereçada aos docentes e gestores de instituições privadas de ensino do Rio Grande do Sul, quando aborda e incentiva o trabalho com empreendedorismo nas escolas. Os aportes teóricos que sustentaram a investigação se vinculam ao campo pós-estruturalista, sobretudo às contribuições de Michel Foucault. O material empírico consistiu em exemplares da Educação em Revista divulgados entre os anos de 2013 a 2020. A estratégia utilizada para operar sobre esse material foi a análise do discurso, como proposto por Foucault. O exame das reportagens mostrou que: a) o empreendedorismo apresenta-se como um tema relevante e livre de questionamentos nas práticas pedagógicas das escolas privadas do RS; b) na ER há a constituição de um professor <em>designer </em>nas tramas das práticas empreendedoras, gerando um esmaecimento da docência.</p>2024-01-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Silvane Gema Mocellin Petrini, Fernanda Wandererhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18091Cenas educativas2023-06-05T14:34:26-03:00Eliziane Tainá Lunardi Ribeiroelizianetainalr@gmail.comLeandra Bôer Possaleandrabp@gmail.comJoacir Marques da Costamc.joacir@gmail.com<p>O texto potencializa a análise de recortes de cenas educativas em que se busca dar visibilidade para o alargamento da produção de estudantes que, como territórios discursivos/corpos, constituem-se em, os/as quais chamaremos: “não aprendentes”. Sinaliza-se que como efeitos a produção destes sujeitos constitui-se no “borramento” das fronteiras de sujeitos que participam do processo de aprendizagem caracterizados/as na normalidade das classificações: “estudantes normais” e os/as estudantes produzidos/as como público alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A problematização desenvolvida no texto buscar movimentar pistas para buscar compreender: como as práticas discursivas de cenas educativas inventam e agenciam sujeitos “não aprendentes”? Desse modo, considera-se a escola operando com as noções de performatividade e produção dos sujeitos, sinalizando que a produção de estudantes “não aprendentes” se caracteriza em uma outra categoria de processos de subjetivação operados na escola e nas práticas “ditas” pedagógicas.</p>2024-01-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Eliziane Ribeiro, Leandra Bôer Possa , Joacir Marques da Costahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17718Urgência odontopediátrica no ensino da Odontologia2023-03-17T15:20:45-03:00Fernanda Rodrigues Guedesfernandaguedes@outlook.comAlex Moreira Hervalalexmherval@ufu.brAna Paula Turrioniapturrioni@gmail.com<p>O estudo teve o objetivo de analisar o perfil de atendimento de urgência em Odontopediatria, além de identificar as dificuldades enfrentadas pelos discentes de Graduação em uma Universidade Federal brasileira. Trata-se de um estudo transversal com duas vertentes, retrospectiva e prospectiva. Na vertente retrospectiva, foram analisadas fichas de atendimento a crianças menores de 12 entre os anos de 2016 e 2019. Na vertente prospectiva, foram avaliadas as dificuldades dos discentes durante os procedimentos odontopediátricos de urgência, por meio da aplicação de questionário. Foram incluídas 4.785 fichas de atendimento. O procedimento mais realizado pelos alunos foi a exodontia simples (31,0%). Observou-se alto grau de dificuldade para os alunos de 7º, 8º e 9º períodos, especialmente nos procedimentos de endodontia e manejo do traumatismo dentário. Verificou-se uma necessidade de maior acompanhamento e apoio aos alunos nos atendimentos em Odontopediatria no serviço de urgência.</p>2023-01-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Ana Paula Turrioni, Alex Herval, Fernanda Guedeshttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17942Motivação para aprender e causas de evasão de estudantes de ciências da saúde2023-05-22T17:45:08-03:00José Renato Romerocontatozerenato@gmail.comAlfredo Almeida Pina-Oliveiraalfredopina@usp.brAna Cláudia Pugginaanaclaudiapuggina@g.fmj.br<p>Este estudo objetivou correlacionar os motivos de evasão com a motivação para aprender de estudantes de ciências da saúde e correlacionar a motivação para aprender e os motivos de evasão com a idade, sexo e horas de sono. Realizou-se um estudo transversal quantitativo. Participaram 481 estudantes. Foram encontradas correlações entre motivação para aprender e os motivos de evasão (r=-0,25; p=0,00); entre a idade e a motivação extrínseca (r=-0,15; p≤0,00), motivação intrínseca (r=0,11; p=0,01), e o motivo de evasão relacionado ao suporte (r=0,09; p≤0,05); entre a variável horas de sono e os motivos de evasão relacionado as questões institucionais (r=0,15; p≤0,00), vocacionais (r=-0,10; p=0,02), e desempenho (r=0,11; p=0,01). Concluiu-se que os estudantes demonstraram boa motivação geral para aprender e tendência baixa a moderada para evasão. A motivação influenciou positivamente e diminuiu a intensidade dos motivos para evasão.</p>2024-01-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Ana Cláudia Puggina, José Renato Romero, Alfredo Almeida Pina-Oliveirahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16587A dimensão conservadora da educação republicana2023-06-14T15:53:38-03:00Gian Eligio Soliman Ruschelgian.ruschel@sou.unijui.edu.brVânia Lisa Fischer Cossetinvania.cossetin@unijui.edu.br<p>O presente artigo reflete acerca da educação republicana, considerando os pressupostos fundamentais que estão em sua base e que, em virtude disso, definem a sua especificidade. Seu objetivo é dar destaque à dimensão conservadora da escola republicana como um de seus traços característicos e cuja efetividade encontra-se na inegociável tarefa de ensinar. Desta perspectiva, o texto tematiza questões acerca da condição humana, do caráter conservador da escola e da função da transmissão subjacente ao ensinar.</p>2024-01-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Gian Eligio Soliman Ruschelhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18204Contribuições das abordagens crítico-dialéticas para um Ensino Escolar Desenvolvente2023-07-28T14:45:52-03:00Fernanda Couto Guimarães Casagrandefernanda.cgcasagrande@gmail.comCyntia Graziella Guizelim Simões Girottocyntia.girotto@unesp.brSandra Aparecida Pires Francosandrafranco@uel.br<p>O objetivo desta pesquisa foi compreender como as contribuições da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Teoria da Atividade de Estudo oportunizam um ensino escolar desenvolvente por apresentar a importância de colocar o aluno em necessidade de aprender. Ao pensarmos os processos de ensino e de aprendizagem nos Anos Iniciais, verificamos que muitas práticas pedagógicas exigem apenas ações de repetição e memorização, em que o foco é apenas cumprir atividades propostas no livro didático, distanciando-se de um ensino escolar desenvolvente. Para tanto, o problema elencado foi: Como as contribuições das teorias acima oportunizam um ensino escolar desenvolvente? A investigação foi bibliográfica, elegendo como aspectos de análise as seguintes expressões: a) ensino; b) teoria da atividade; e, c) teoria da Atividade de Estudo. Trata-se, de uma pesquisa descritiva, do tipo documental e com abordagem crítico-dialética. Concluímos que o ensino escolar é alvo de muitas discussões, sempre na intenção de impulsionar o desenvolvimento dos estudantes.</p>2024-01-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 FERNANDA COUTO GUIMARAES CASAGRANDE, Sandra, Cyntia GRAZIELLA GUIZELIM SIMÕES GIROTTO https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18244Produção acadêmica sobre a questão da reinserção social pela educação em estabelecimentos totais (2018 - 2022)2023-11-30T09:38:43-03:00Ulysses Fonseca Louzadauflouzada@hotmail.comDenise Santos da Cruzdenisedacruz57@gmail.comAdriana Moreira da Rocha-Veigaadriveyga@gmail.com<p>Este artigo decorre de uma Revisão Sistemática de Literatura – RSL, com o objetivo de analisar a questão da <em>reinserção social pela educação</em> <em>em estabelecimentos totais</em> abordada pela produção acadêmica, representada pelas dissertações e teses, nas quais os termos de busca encontraram ressonância. A RSL baseou-se em buscas na Biblioteca Digital de Teses e dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICIT), por representar um repositório estável quanto à qualidade das informações. O recorte temporal abrangeu a produção acadêmica nos últimos cinco (05) anos, ou seja, de 2018 a 2022. Essa metodologia de estudo bibliográfico aprimora o olhar do pesquisador para modos diferentes de trabalhar com informações e documentos, permitindo certo distanciamento da temática e das intenções da pesquisa mais amplas, aguçando a percepção diante de estudos que apresentam similaridades e permitem reconhecer se a proposição da sua pesquisa já foi discutida e abordada por outro pesquisador.</p>2024-01-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ulysses Fonseca Louzada, Denise Santos da Cruz, Adriana Moreira da Rocha-Veigahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18092Espelho, espelho mau, como são as adaptações psicofísicas por meio do capital? 2023-07-24T15:16:24-03:00Felipe Machado Hugueninfelipehuguenin@gmail.comVitor Alexandre Rabelo de Almeidavitoralexandrea_@hotmail.comFabiane Frota da Rocha Morgadofabianemorgado@ufrrj.br<p>Gramsci fez importantes reflexões sobre as adaptações psicofísicas dos sujeitos em meio às novas exigências do mercado. Analisou o desenvolvimento de uma nova forma de organização das bases materiais de produção e das relações sociais. O Fordismo/Taylorismo objetivou o aumento da produtividade na indústria, que ajudou na construção da hegemonia do capital. O objetivo deste texto é apresentar as adaptações psicofísicas dos sujeitos influenciadas pelo capitalismo, do Fordismo ao Toyotismo, e delinear resumidamente como o corpo é tratado nas aulas de Educação Física e na escola. Conceitua preliminarmente a teoria gramsciana, tece considerações sobre as adaptações psicofísicas nos modelos de desenvolvimento e apresenta as implicações corporais dos indivíduos e suas relações cotidianas na escola. Conclui-se que contextualizar as práticas corporais na Educação Física requer maior profundidade. Por meio da compreensão dialética, os(as) alunos(as) podem desenvolver uma perspectiva crítica sobre as adaptações psicofísicas impostas pelo capitalismo e seus ideais corporais.</p>2024-02-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Felipe Machado Huguenin, Vitor Alexandre Rabelo de Almeida, Fabiane Frota da Rocha Morgadohttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18080Nas amarras das competências2023-07-03T09:53:35-03:00Luís Augusto Lopesluisaugusto@ifba.edu.br<p>Este artigo analisa a Resolução CNE/CP nº. 1, de 05 de janeiro de 2021, sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em comparação às normas por ela revogada, a partir de uma análise documental obtida através da codificação eletrônica em software de análise qualitativa, e posterior análise do conteúdo político dos termos utilizados, bem como as relações estabelecidas entre eles. Tomou-se como base a concepção materialista histórico-dialética e os referenciais da pedagogia histórico-crítica, e observou-se uma ênfase ampliada nas competências profissionais. Sustentamos a tese de que a nova normativa está em consonância com vários movimentos do capital visando à manutenção da sua hegemonia, com atenção especial àqueles direcionados a uma captura mais intensa da subjetividade do trabalhador, e para a qual alega-se a necessidade de uma adequação do aparato escolar.</p>2024-02-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Luís Augusto Lopeshttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18233Resiliência, engajamento e redes de apoio e amizade na área da saúde2023-08-21T14:20:06-03:00Aline Bento Ambrósio Avelaraline.avelar@online.uscs.edu.brMilton Carlos Farinamilton.farina@online.uscs.edu.br<p>Estudantes de enfermagem e da área da saúde podem adquirir a capacidade de lidar com sucesso na adversidade, e a interação entre eles resulta em redes de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é analisar as diferenças entre as medidas de centralidade, a partir da análise de redes sociais, do engajamento e da resiliência dos estudantes nos anos do curso. A pesquisa quantitativa e descritiva possibilitou a análise das redes de apoio e de amizade e do grau de resiliência e engajamento dos estudantes além da identificação da forma como os estudantes trocam informações acadêmicas e de amizade. Constatou-se que não há diferença nas medidas de engajamento e resiliência de estudantes de diferentes anos do curso de enfermagem, exceto para a dimensão absorção, e que existe uma relação entre a interação dos estudantes com o engajamento e a resiliência nos primeiros anos do curso de enfermagem. Os resultados podem ser aplicados às estratégias educativas e no ambiente de trabalho dos profissionais da saúde.</p>2024-02-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Aline Bento Ambrósio Avelar, Milton Carlos Farinahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18152Políticas educacionais e manuais escolares2023-06-26T14:38:39-03:00Marcos Gehrkemarcosgehrke@gmail.comRosangela Célia Faustinorcfaustino@uem.brTerezinha Oliveiratoliveira@uem.br<p>Trata de pesquisa sobre políticas educacionais para manuais escolares na educação escolar indígena, especificamente sobre o caso das escolas kaingang no Paraná. Evidencia ausência de manuais didáticos nas bibliotecas escolares para o ensino kaingang-português. Apresenta análise documental do conjunto do acervo bibliográfico kaingang de 10 das 21 escolas públicas kaingang do estado. Demonstra que a educação escolar, por meio dos movimentos sociais indígenas, conquistou um marco legal na perspectiva do bilinguismo e da interculturalidade. Conclui que a produção didática se encontra defasada, não abrange todas as etapas da educação básica e não atende o número de estudantes matriculados, dificultando as práticas interculturais de ensino-aprendizagem, sendo insuficiente e inadequada na relação com o currículo escolar.</p>2024-02-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Marcos Gehrke, Rosangela Célia Faustino, Terezinha Oliveirahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18027Distanciamento social em tempos de pandemia2023-08-03T12:21:30-03:00Kelly Christine Maccarini Pandolfokellypandolfo75@gmail.comCati Reckelberg Azambujacati.razambuja@gmail.comDaniela Lopes dos Santoslopesdossantosdaniela@gmail.com<p>Baixo nível de atividade física (NAF) e altos índices de comportamento sedentário (CS) de adolescentes são motivos de preocupação. O objetivo foi analisar o impacto do distanciamento social (DiS) no comportamento ativo (CA) e CS em 276 escolares (idade: 16,1±1,0 anos) do ensino médio de uma escola pública federal do Sul do Brasil, durante a pandemia de COVID-19. Os participantes responderam sobre a rotina de CA e CS em uma semana típica (antes e durante DiS) em 2020. O CA diminuiu quanto ao tempo de prática de atividades físicas (360,1±172,5 para 215,8±167,2 min/semana; p<0,000) e dias de prática semanal (4,1±1,4 para 3,2±1,9 dias/semana; p<0,000). O CS aumentou (480 para 720 min/dia). Conclui-se que o impacto do DiS foi desfavorável para CA e CS. Portanto, escola e Educação Física escolar devem ser reconhecidas como espaço de oportunidade na realização das práticas corporais, contribuindo no atendimento às recomendações de NAF desta população.</p>2024-02-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Kelly Christine Maccarini Pandolfo, Cati Reckelberg Azambuja, Daniela Lopes dos Santoshttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19014Explorando novas fronteiras2024-02-08T09:09:07-03:00Ariadne Botechiaariadne.botechia@unesp.brFelipe Oliveira Cavalierifelipe@tedmarketing.com.brSuely Macielsuely.maciel@unesp.br<p>Este artigo analisa um estudo de caso realizado em 2022 na Coach It Consultoria em TI, em Sorocaba, abordando a implementação de práticas inovadoras de educação corporativa e estratégias de comunicação acessíveis. Exploramos as interconexões entre educação corporativa, comunicação acessível e as demandas específicas do setor de TI na revisão crítica da literatura. A metodologia do estudo de caso, seguida pelos resultados e análises, é apresentada. A conclusão destaca descobertas-chave, encerrando com reflexões sobre as contribuições para os campos da educação corporativa e comunicação acessível. Este estudo visa enriquecer a compreensão de como as empresas podem alinhar estratégias de aprendizagem corporativa à promoção da inclusão, contribuindo para ambientes organizacionais mais adaptativos e equitativos.</p>2024-02-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ariadne Botechia, Felipe Oliveira Cavalieri, Suely Macielhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18093Melhora das competências na educação física2023-07-24T15:13:44-03:00Julio Barrachina-Perisj.barrachinaperis@edu.gva.esGracielle Fingracielle.fin@unoesc.edu.brJuan Antonio Moreno-Murciaj.moreno@umh.es<p>O objetivo do estudo foi testar se uma intervenção baseada nas preferências de prática dos alunos, utilizando um estilo de ensino motivador que apoie a autonomia, poderia melhorar as competências-chave em Educação Física. Participaram 115 alunos de 11 a 14 anos. Utilizou-se um delineamento quase-experimental, durante 36 semanas, em que um grupo seguiu uma intervenção docente, visando apoiar a autonomia, enquanto um grupo controle não teve nenhuma intervenção metodológica diferenciada. Os alunos foram avaliados antes e após a intervenção, em relação às preferências por práticas em educação física, competências e percepção quanto à interação docente. Os resultados indicam que considerar as preferências pela prática e utilizar o apoio à autonomia melhora a percepção de autonomia e competência dos alunos, o que se reflete em uma melhora na aprendizagem funcional, sua transferência e sua orientação prática.</p>2024-02-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Julio Barrachina-Peris, Gracielle Fin, Juan Antonio Moreno-Murciahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17823Do grupo de pesquisa à rede de conhecimento2023-03-31T15:20:10-03:00Vera Lucia Felicettiverafelicetti@ig.com.brAdriana Pineda Robayoadripineda10@hotmail.comJorge Enrique Delgado-Troncosojed41@pitt.edu<p>Este artigo descreve um projeto de pesquisa formativa que foi desenvolvida por um grupo de mestrandos, doutorandos e professores de diferentes instituições de educação superior do Brasil, Colômbia e Estados Unidos pertencentes ao grupo de pesquisa GERES. O objetivo foi analisar o processo a partir do qual o grupo desenvolveu uma investigação que levou à transição do grupo à uma rede interdisciplinar de conhecimento. Com um enfoque qualitativo indutivo, a pesquisa observou e avaliou sistematicamente as dinâmicas que progressivamente foram surgindo à medida que se estruturavam e refletiam sobre as atividades no grupo. Os resultados mostram que a pesquisa, realizada por um grupo de profissionais de diversas áreas, a partir de um objetivo comum, além de gerar um banco de dados a partir da seleção e revisão de revistas da área de educação, facilitou a reorganização do grupo como uma rede de conhecimento.</p>2024-02-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Vera Lucia Felicetti, Adriana Pineda Robayo, Jorge Enrique Delgado-Troncosohttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17925Avaliação da Educação Superior2023-05-22T14:17:51-03:00Angela Leitãoa.leitao@pucpr.brJuliana Fernandes Junges Cararojulianacararo.arq@gmail.comMarilda Aparecida Behrensmarildaab@gmail.com<p>Com o objetivo de alcançar a qualidade no ensino superior, o governo brasileiro implantou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que qualifica cursos de graduação de maneira conservadora. Paralelamente, muitas universidades se caracterizam pela adoção da visão da complexidade como base para a transformação educacional. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar os impactos da avaliação promovida pelo SINAES em cursos de graduação cujas experiências educacionais estão vinculadas a movimentos pedagógicos transformadores. A pesquisa, que utilizou métodos de análise documental e histórica e teve sua base conceitual no paradigma da complexidade de Edgar Morin, revelou que o SINAES não considera abordagens inovadoras alinhadas com as necessidades atuais e que experiências como a do curso de Arquitetura obtiveram resultados positivos. Conclui-se, portanto, a importância de repensar os sistemas de avaliação, incorporando a teoria da complexidade, para uma visão mais abrangente da educação superior.</p>2024-02-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Angela Leitão, Juliana Fernandes Junges Cararo, Marilda Aparecida Behrenshttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19072Zilda Arns, uma intelectual militante e sua relação com a Educação Popular e a Pastoral da Criança 2024-02-26T12:17:24-03:00Adriana Thomélibiebrasil@gmail.comEvelyn de Almeida Orlandoevelynorlando@gmail.comPeri Mesquidamesquida.peri@gmail.com<p>O artigo objetiva apresentar a médica Zilda Arns como mulher intelectual e sua relação com a Pastoral da Criança e a Educação Popular. Para tal compilação, será apresentada a trajetória de vida de Zilda Arns articulada ao contexto histórico da Pastoral da Criança e da Educação Popular. A pergunta norteadora da pesquisa é: Qual a relação da intelectual Zilda Arns com a Pastoral da Criança e a Educação Popular? O aporte teórico está centrado em Paulo Freire (1967; 1970; 1982; 1989; 2005; 2007), Zilda Arns (1996; 2003; 2000; 2010), Brandão (1984; 2005), Orlando (2021), Sapiro (2012) e Batalha (2003). O método utilizado para o desenvolvimento do estudo foi a hermenêutica fenomenológica, com abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que Zilda Arns foi uma intelectual militante, que aproximou sua visão de mundo ao pensamento de Paulo Freire, teórico prático da Educação Popular, e assim implementou a Pastoral da Criança, por meio do diálogo e conscientização.</p>2024-02-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Adriana Thomé, Evelyn de Almeida Orlando, Peri Mesquidahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18393A importância da construção de redes de conhecimento em IES2023-12-04T13:59:06-03:00Carlos Francisco Bitencourt Jorgebitencourt@gmail.comMarta Lígia Pomim Valentimmarta.valentim@unesp.brMichael J. D. Suttonmichaeljdsutton@gmail.com<p>As Instituições de Ensino Superior (IES) estão inseridas em ambientes com um número inimaginável de informações e conhecimentos. Isso proporciona a construção de redes de informações e conhecimentos extremamente dinâmicas. A pesquisa foi realizada em uma IES do estado de São Paulo, dotando-se do método de estudo de caso, permitindo a construção da rede de conhecimento da IES. Realizou-se o mapeamento das fontes e fluxos de informações e conhecimentos. O resultado proporcionou a construção do sociograma da IES, demonstrando as relações de acesso de conhecimentos e informações entre indivíduos da instituição e ao ambiente externo. Demonstrou-se que as fontes e fluxos de conhecimento existentes proporcionam sustentação para a construção de novas inteligências e conhecimentos. Identificou-se também a centralização desses recursos em indivíduos do ambiente interno, bem como a pouca percepção da importância das fontes e fluxos externos. Gerou-se recomendações para a IES realizar melhor uso desses recursos de maneira estruturada.</p>2024-02-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Marta Lígia Pomim Valentim, Michael J. D. Suttonhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18325Docentes e saúde coletiva2023-08-18T14:48:05-03:00Viviany Caetano Freire Aguiarviviany_cfa@hotmail.comStela Lopes Soaresstelalopesoares@hotmail.comHeraldo Simões Ferreiraheraldo.simoes@uece.br<p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="color: black;">O texto em questão aborda as percepções e reflexões dos docentes sobre a Saúde Coletiva na formação de profissionais de saúde. O objetivo consistiu em entender o ponto de vista dos docentes que ministram disciplinas sobre Saúde Coletiva, suas percepções, relevância, inserção e os impactos dos saberes dessa área para os profissionais de saúde. O estudo foi realizado em um Centro Universitário, especificamente em dez cursos de graduação na área da saúde. Os docentes foram questionados sobre a compreensão da Saúde Coletiva, relevância, inserção, formação, possibilidades de desenvolvimento para as profissões de saúde. Alguns professores compreendem a Saúde Coletiva em uma perspectiva ampliada, reconhecem sua importância para a formação profissional, percebem fortemente em seu curso, enquanto outros não a percebem tão claramente. As principais dificuldades envolvem a resistência dos alunos em aprender sobre Saúde Coletiva e a falta de valorização entre os colegas docentes. Além disso, foi ressaltado a importância da presença dessa área nas grades curriculares. Este estudo busca contribuir para a reflexão sobre a incorporação da Saúde Coletiva na formação e prática das profissões da área da saúde, identificando desafios e possibilidades nesse processo</span><span style="color: black;">.</span></p>2024-02-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Viviany Caetano Freire Aguiar, Stela Lopes Soares, Heraldo Simões Ferreirahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18171Instalações dos Parques Infantis do município de Marília/SP2023-06-26T17:54:15-03:00Aline Novaes Conceiçãoalinenovaesc@gmail.comMacioniro Celeste Filhomacioniro.celeste@unesp.br<p>Apresentam-se, neste artigo, resultados obtidos a partir de pesquisa de Doutorado em Educação, cujo objetivo consiste em reconstituir elementos relacionados com a instalação dos sete Parques Infantis instalados no município de Marília/SP, no período de 1937 a 1978, respectivamente, ano da instalação do primeiro Parque Infantil da cidade e da alteração da denominação de Parques Infantis para Escolas Municipais de Educação Infantil. A pesquisa foi realizada mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa bibliográfica e documental, a partir dos procedimentos de localização, identificação, recuperação, reunião, sistematização, seleção, análise e interpretação das seguintes fontes: números de jornais marilienses, legislações, placas, fotografias e documentos contidos nas Escolas Municipais de Educação Infantil em que funcionaram os Parques Infantis. Dentre os resultados, foi possível compreender que as instalações dessas instituições eram necessidades das famílias e instrumento de campanha política dos prefeitos, estando diretamente relacionadas com a exposição e visibilidade positiva.</p>2024-02-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Aline Novaes Conceiçãohttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16260Políticas públicas2023-06-02T14:39:09-03:00Adriana Derossiadrianaderossi@uniplaclages.edu.brMaria Selma Groschprofa.mariaselmagrosch@uniplaclages.edu.br<p>A análise das políticas públicas para a educação nacional e suas orientações para a formação continuada de professoras/es são objetos de estudo deste artigo. Com abordagem qualitativa, realizamos pesquisa bibliográfica, para sustentação teórica, e pesquisa documental, no intuito de compreender as diretrizes e normativas para a formação continuada no âmbito nacional. Temos como objetivo analisar as legislações nacionais, suas proposições e implicações para a formação continuada de professoras/es ao longo dos anos, e como influenciam as práticas pedagógicas docentes. Oportunizando refletir se pela formação das/os professoras/es perpassa a formação das/os educandas/os, é necessário pensarmos que educadoras/es estamos formando, evidenciando a função política e social do ato de ensinar e aprender. A pesquisa demonstrou que as políticas públicas atrelam a educação de qualidade a uma formação consistente de professoras/es, no entanto, estas políticas públicas revelam lacunas e insuficiências, quanto a implementação e oferta de formação efetiva e de qualidade.</p>2024-02-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Adriana Derossi, Maria Selma https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18195O espaço educacional como materialização de concepções e princípios2023-07-31T14:00:27-03:00Marili Moreira da Silva Vieiramarili.vieira@mackenzie.brJaqueline Molljaquelinemoll@gmail.comEduardo Castedo Abrunhosaeduardo.abrunhosa@mackenzie.br<p>Como espaços educacionais contribuem para experiências de aprendizagem que favoreçam o ingresso na cultura letrada e para o desenvolvimento de instrumentos de acesso ao saber elaborado e sistematizado? Na perspectiva de teorias educacionais democráticas, argumentamos a favor de uma concepção de inovação que requer ruptura com aspectos da cultura escolar estabelecida e reinterpretação constante das teorias e práticas educacionais. Defendemos que a escola brasileira necessita de mudanças estruturais de concepções, postulados e espaços, para que se vivenciem concepções de educação e desenvolvimento já preconizadas, mas impossibilitadas pelo engessamento das estruturas simbólicas e dos edifícios escolares.</p>2024-02-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Marili Moreira da Silva Vieira, Jaqueline Moll, Eduardo Castedo Abrunhosahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19123No rastro da educação em Zygmunt Bauman2024-03-12T08:57:27-03:00João Nicodemos Martins Manfiojnmmanfio@gmail.com<p>O trabalho a seguir objetiva encontrar as relações entre o pensamento de Bauman e a educação. Para tanto se debruça sobre livros, artigos, entrevistas e traça um caminho possível para auxiliar pesquisadores interessados em promover diálogos entre o autor e outros especialistas do tema ou mesmo ampliar a discussão e a reflexão sobre o que tratou quando se debruçou sobre o assunto. Cotejando sua análise desde a modernidade sólida até a modernidade líquida e com base no que se encontra a respeito da educação nela, sugerimos e apresentamos uma versão do que se pode chamar de educação em Bauman. Ao encontrar esses rastros e levantar as possibilidades de utilizar seu trabalho para ampliar os debates nessa área, sentimo-nos encorajados a construir uma possibilidade de conexão com outros autores. Desse desafio resultou proposta, ainda inicial, de conexão entre Bauman (2007), Freire (2011), Gimonet (2007).</p>2024-03-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 João Nicodemos Martins Manfiohttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18508O lugar da literatura no ensino-aprendizagem da Matemática no contexto da formação inicial docente2023-11-02T16:52:52-03:00Meire Nadja Meira de Souzameire.nadja@hotmail.comAna Tereza Ramos de Jesus Ferreiraanaramos75@gmail.comGeraldo Eustáquio Moreirageust2007@gmail.com<p>Esse artigo busca investigar o lugar da literatura no ensino-aprendizagem da Matemática na formação inicial docente, com delineamento qualitativo de tipo exploratório, por meio da observação participante e utilização de questionários, fotos e vídeos. Essa investigação ocorreu no contexto de uma formação pedagógica para graduandos de Pedagogia e Matemática, com abordagem da literatura para ensinar Matemática, durante o 2º semestre letivo de 2022, na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Evidenciou-se: o favorecimento da resolução de situações-problema partindo da literatura, enquanto material desafiador que instiga o pensamento matemático; a atribuição ao ensino-aprendizagem da Matemática apenas à utilização de números em detrimento da interdisciplinaridade, destacando a necessária superação do ensino fragmentado; a importância da formação inicial do professor a partir de experiências que contribuam para o seu trabalho e prosseguimento do processo mediante a formação continuada.</p>2024-03-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Meire Nadja Meira de Souza, Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira, Geraldo Eustáquio Moreirahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18267Simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem no atendimento inicial à vítima de trauma2023-08-28T14:07:03-03:00Caroline Lourenço de Almeidacaroline.almeida@fema.edu.brDaniel Augusto da Silvadaniel.silva@fema.edu.brEleine Aparecida Penha Martinseleinemartins@uel.br<p>Este artigo avaliou a simulação realística como estratégia de ensino ao atendimento inicial à vítima de trauma, aplicada para estudantes de graduação em enfermagem. Trata-se de estudo quase experimental, analítico, com abordagem quantitativa. Participaram 45 estudantes. A coleta de dados ocorreu em três momentos: pré-teste, intervenção educativa e pós-teste. Foram realizadas análises descritivas e análises inferenciais mediante aplicação dos testes estatísticos de <em>Bowker</em>, com significância através do <em>p-value</em> <0,05. A média no pré-teste foi de 6,4 pontos e, após a intervenção, aumentou para 8,3 pontos no pós-teste. No geral, as notas variaram de 2 a 9 pontos antes da intervenção e de 5 a 10 pontos após a intervenção com a simulação. Os resultados apontaram que a aprendizagem cognitiva aumentou significativamente após a realização da simulação realística. Destaca-se a importância do uso dessa estratégia pedagógica nas instituições de ensino de enfermagem, visando a capacitação dos futuros profissionais.</p> <p> </p>2024-03-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Caroline Lourenço de Almeida, Daniel Augusto da Silva, Eleine Aparecida Penha Martinshttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17908Formação continuada docente2023-09-05T17:18:54-03:00Ricardo Luiz Bittencourtrlb@unesc.netVinicius Vieira dos Santosrlb@unesc.net<p>A formação continuada desponta como um dos elementos fundamentais para qualificar os processos educativos realizados no âmbito escolar. Assim, o presente estudo tematiza a importância da formação continuada docente no contexto da pandemia da COVID-19. Diante disso, considera-se como pergunta norteadora do estudo quais as contribuições da formação continuada para o desenvolvimento profissional docente em tempos de distanciamento social? Para responder ao questionamento, realizou-se uma pesquisa de campo, inspirada nos princípios da abordagem qualitativa, com sete professoras de uma escola pública estadual, situada na região da AMESC. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados analisados indicam que muito ainda precisa ser feito para que a formação continuada seja compreendida por escolas, mantenedoras, gestores e professores. É preciso que o coletivo dos educadores se aproprie de seus processos formativos de modo a se tornarem sujeitos do processo.</p>2024-03-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ricardo Luiz Bittencourt, Vinicius Vieira dos Santoshttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17993Formação de professores de ciências para as relações étnico-raciais2023-10-02T12:00:04-03:00Gilmara Barbosa de Jesusgbarbosadejesus@gmail.comVeronise Francisca dos Santos Lima Rebouçasveronisefrancisca@gmail.comYara Fonseca de Oliveira e Silvayarafonsecas09@gmail.com<p>Este artigo tem como temática a formação de professores de ciências para as relações étnico-raciais. O objetivo é conhecer o panorama dos estudos sobre a temática das relações étnico-raciais na formação de professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura, que buscou trabalhos no Portal de Periódicos da CAPES e na revista Química Nova na Escola. Utilizamos os descritores “Formação de Professores”, “Ensino de Ciências” e “Relações Étnico-Raciais”, localizando um somatório de 391 artigos científicos. Após a seleção, consideramos cinco textos como amostra final da revisão. Podemos inferir que os estudos apresentaram uma lacuna sobre a temática da formação de professores de ciências paras as relações étnico-raciais e que é necessário um incentivo da academia para que este hiato seja efetivamente preenchido.</p>2024-03-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Gilmara Barbosa de Jesus, Veronise Francisca dos Santos Lima Rebouças, Yara Fonseca de Oliveira e Silvahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18310Educar para empreender e inovar2023-10-20T11:25:47-03:00Frederico Pifano de Rezendefredpifano@gmail.comAfsaneh Hamedi d'Escofierafsanehamedi@gmail.comMarco Bragamarcobraga@namelab.education<p>O presente trabalho estudou um <em>hackathon</em> acadêmico e como as universidades podem promover o empreendedorismo que transcenda a experiência acadêmica, considerando a percepção de estudantes que decidiram criar uma startup. Pesquisa de natureza qualitativa, teve como campo o evento promovido pela Universidade Texas A&M (EUA), com componentes da COPPE/UFRJ e do CEFET-RJ. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Percebeu-se que a iniciativa empreendedora foi motivada pela experiência vivida no evento, uma vez que a universidade não ofereceu educação para o empreendedorismo e nem suporte à iniciativa de empreender do grupo. Constatou-se que <em>hackathons</em> estimulam a inovação, mas são insuficientes no fomento ao empreendedorismo. Propõe-se um Programa de Desenvolvimento de Startups para que as universidades auxiliem o processo de inovação, construindo estruturas de apoio para estudantes em etapas posteriores aos eventos, fortalecendo uma formação que contemple o educar para empreender e inovar.</p>2024-03-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Frederico Pifano de Rezende, Afsaneh Hamedi d'Escofier, Marco Bragahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18664Efeitos não desejados do modelo de financiamento da educação brasileira2024-01-10T16:18:24-03:00Cinara Gomes de Araújo Lobocinaralobo@uol.com.brLeomir Ferreira de Araujoleomir.enm@gmail.com<p>O artigo descreve o modelo de descentralização de recursos da educação e a história da institucionalização dos programas educacionais universais, a fim de analisar a autonomia dos entes subnacionais para elaborar políticas e planejar investimentos. Para tanto, foram realizadas entrevistas em profundidade com servidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, por meio de metodologia de história oral, complementadas com pesquisa em documentos históricos e legislação publicada (1968 a 2020). Conclui que, por meio de programas e fundos, a União define regras e prazos sobre como os recursos devem ser empregados, reduzindo a autonomia dos entes subnacionais. O texto analisa o resultado como consequência não intencional das reformas administrativas realizadas, que não romperam com o modelo centralizado de gestão. A máquina estatal continua voltada para atividades formais de controle, em vez de direcionar sua capacidade para negociar arranjos institucionais e parcerias.</p> <p> </p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE</strong>: Descentralização</p>2024-03-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cinara Gomes de Araújo Lobo, Leomir Ferreira de Araujohttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18075Formação inicial em Educação Física2023-06-26T14:28:46-03:00Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castrozubufrj@hotmail.comGiseli Barreto da Cruzcruz.giseli@gmail.com<p>O presente artigo objetivou investigar as concepções e práticas de ensino que orientam a docência de professores formadores de um curso de licenciatura em Educação Física. A entrevista foi escolhida enquanto procedimento metodológico para compreensão das contribuições dos quatro professores formadores participantes. Os resultados apresentam convergências entre os relatos dos docentes e uma proposta formativa voltada à construção de conhecimentos e práticas alinhadas ao ambiente escolar. Em conclusão, observou-se que, apesar das contradições curriculares, os movimentos em prol de uma formação voltada à escola apareceram de forma contundente nos relatos construídos nessa pesquisa.</p>2024-03-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pedro Henrique Zubcich Caiado de Castro, Giseli Barreto da Cruzhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17909Extensão universitária e financiamento de projetos relacionados à Educação Física na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul2023-07-12T14:04:20-03:00Emanuele Vasconcelos da Costaemanuele_vasconcelos@ufms.brAlex Caiçara de Albuquerquealbuquerquealex27@gmail.comJunior Vagner Pereira da Silvajr_lazer@yahoo.com.br<p>Objetivou investigar o financiamento de projetos de extensão na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Trata de pesquisa exploratória, documental, longitudinal retrospectiva, quantitativa. Foram analisados editais de financiamento (2010-2021), sendo os valores em reais corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Foram financiados de 1.535 projetos de extensão, se destacando 2010 (13.49%) e 2017 (11.96%) em número de projetos, com declínio a partir de 2018. No que concerne aos valores financiados, 2017 (R$799.046,69) e 2018 (R$909.244,62) apresentaram os melhores resultados e em 2019 (R$ 317.075,88) e 2021 (R$77.099,48), elevado declínio. Em relação aos temas vinculados à Educação Física, 5.60% projetos foram contemplados, com destaque ao esporte quando comparado a saúde, atividade física de lazer e ao lazer. Conclui-se que o financiamento de projetos de extensão perpassou por oscilações, estando os temas relacionados a Educação Física presentes, embora em pequena percentagem.</p> <p><em> </em></p>2024-03-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Emanuele Vasconcelos da Costa, Alex Caiçara de Albuquerque, Junior Vagner Pereira da Silvahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17978As emoções do professor e a autoeficácia docente2023-05-08T11:25:06-03:00Camila Marta de Almeidacamila.almeida@campus.ul.ptSofia Freireasraposo@ie.ulisboa.pt<p>O presente estudo teve por objetivo examinar o efeito das emoções alegria, amor, orgulho, raiva, exaustão, desesperança, nas seis dimensões da autoeficácia relacionadas a diferentes tarefas da docência (adaptação do ensino às necessidades individuais dos alunos, ensino, motivação dos discentes, manutenção da disciplina dos alunos, cooperação com os colegas e os pais dos discentes, e formas de lidar com as mudanças). Participaram do estudo 1263 professores do ensino fundamental e médio. Os resultados obtidos mostram que as emoções discretas experimentadas pelo professor têm efeitos distintos nas diversas dimensões da autoeficácia docente. São discutidas implicações do estudo para a escola, em particular o papel dos gestores na criação de condições que favoreçam uma formação de professores direcionada para dimensões específicas da atividade docente, e na construção de relações com os professores que favoreçam a experiência de emoções com valência positiva.</p>2024-03-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Camila Marta de Almeida, Sofia Freirehttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18332Transferência de aprendizagem na formação de professores de pós-graduação, efeitos moderadores de gênero, idade e mobilidade social2023-11-24T09:56:51-03:00Damarys Roydamarys.roy@unab.clCristian Céspedescristian.cespedes@unab.clMargarita Aravena-Gaetemarg.aravena@unandresbello.eduSergio Fuentealba-Urrasergio.fuentealba@unab.cl<p>O objetivo da pesquisa é medir a transferência de aprendizagem nos graduados do programa de Mestrado em Docência para o Ensino Superior da Universidade Andrés Bello, Chile, por meio de três construtos relacionados: competência pedagógica, qualidade da formação percebida e relevância da formação recebida. Além disso, fornecem uma visão moderada por sexo, idade e mobilidade social como fatores sociodemográficos. Para isso, define-se uma amostra de conveniência de 333 participantes. Utilizou-se como instrumento de coleta de informações um questionário autoaplicável e realizou-se uma análise quantitativa dos dados. Os resultados confirmam que o constructo "transferência" pode ser estabelecido a partir da competência pedagógica, da qualidade da formação recebida e da pertinência da formação recebida. Da mesma forma, existe uma relação significativa entre a qualidade da formação recebida e a mobilidade social dos seus diplomados.</p>2024-04-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Damarys Roy, Cristian Céspedes, Margarita Aravena-Gaete, Sergio Fuentealba-Urrahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18157Aprígio Gonzaga e Oscar Wanderley2023-06-30T14:23:03-03:00Laís Paula de Medeiros Campos Azevedolaispaulamedeiros@gmail.comOlívia Morais de Medeiros-Netaolivianeta@gmail.com<p>Este trabalho discute as ideias de Aprígio de Almeida Gonzaga (São Paulo) e Oscar Wanderley (Rio Grande do Norte) a partir da escrita em revistas pedagógicas publicadas na década de 1920. Analisamos três textos dos autores publicados na Revista da Educação de São Paulo e na Revista Pedagogium. Os intelectuais foram normalistas, professores e representantes de instituições de educação profissional. Seus textos circularam na impressa pedagógica do Rio Grande do Norte no período. Investigamos seus lugares de fala e a relação construída entre suas práticas profissionais e a escrita sobre a educação profissional (Certeau, 1982). Estes intelectuais situam-se em um contexto de criação de instituições com o objetivo de fornecer uma educação profissional para crianças, jovens e adultos (Cunha, 2000; Manfredi, 2017). A partir da análise, destacamos as influências da literatura estrangeira, a ênfase no aprender fazendo e no valor do trabalho na construção de cidadãos para um novo Brasil.</p> <p> </p>2024-04-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo, Olívia Morais de Medeiros Netahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17914Trajetórias de vida de docentes negras da Universidade Federal de Uberlândia, MG, Brasil2023-04-12T14:31:57-03:00Astrogildo Fernandes da Silva Júniorsilvajunior_af@yahoo.com.brKelly Cristina Caetano Silvakellycris.caetanosilva@gmail.com<p>Esse artigo tem como objetivo refletir sobre aspectos das histórias de vida de professoras negras que atuam nos Cursos de Formação de Professores na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Recorreu, como metodologia, a uma abordagem qualitativa, pois, permite aos pesquisadores(as) estabelecer uma linguagem para expressar suas descobertas sobre determinados fenômenos e processos. Foram entrevistadas sete professoras. Na realização da pesquisa, buscou-se produzir uma investigação centrada na construção da história de vida e profissional cotidiana das docentes mulheres entrevistadas. É um trabalho para performar a subjetividade, para reconhecer mulheres negras, particularmente docentes negras, como protagonistas. As narrativas revelaram as adversidades e preconceitos que as professoras, protagonistas da pesquisa, experienciaram durante a trajetória da vida escolar e/ou acadêmica. Explicitaram o racismo cotidiano vivenciado desde a infância que perpassa a vida escolar e profissional.</p>2024-04-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Kelly Cristina Caetano Silvahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18703Conflitos que se apresentam no uso da tecnologia digital em sala de aula acentuados pela pandemia da COVID-192024-01-10T16:50:00-03:00Aline Silvaacedecari@gmail.comAdriana Fischeradrfischer@furb.brSandra Pottmeierpottmeyer@gmail.com<p>Este artigo objetiva identificar conflitos que se apresentam no uso de tecnologias digitais (TD) em sala de aula acentuados pela pandemia da COVID-19. A metodologia desta pesquisa inscreve-se em uma abordagem qualitativa circunscrita em um enfoque documental a partir da análise da discursivização de duas professoras em uma live produzida pelo projeto Aula Aberta e a outra realizada pela Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) durante a pandemia da COVID-19, em 2020. Tal investigação afilia-se aos estudos dos letramentos que considera as práticas com tecnologias digitais sociais e plurais. Os resultados indicam que práticas de letramentos com TD podem potencializar o ensino. Contudo, tal perspectiva, paralelamente, evidencia que diversas TD utilizadas em práticas sociais antes conhecidas no cotidiano do estudante, para se inserirem na esfera escolar, ocasionam conflitos em detrimento da infraestrutura precária e da falta de formação específica de muitos professores quanto ao seu uso pedagógico na pandemia da COVID-19.</p>2024-04-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Aline Silva, Adriana Fischer, Sandra Pottmeierhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18461Educação e memória2023-12-13T16:25:19-03:00Marinaldo Pantoja Pinheiromarinaldopantojapinheiro@gmail.comMaria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de Françasocorroavelino@hotmail.com<p>O artigo analisa a relação entre educação, memória e a função social dos anciãos na cultura Tupinambá, destacando como essa relação contribuiu para a preservação e transmissão de conhecimentos e valores culturais dessa comunidade indígena, no período de 1612 a 1614. As fontes históricas são as crônicas de viagens dos padres Claude d’Abbeville e Yves d’Evreux, compiladas nas obras “História da Missão dos Padres Capuchinhos na Ilha do Maranhão e terras circunvizinhas” e “Viagem ao norte do Brasil: feita nos anos de 1612 a 1614”, publicadas respectivamente em 1614 e 1874. Por meio de análise de referencial bibliográfico – mormente Abbeville (2008), Evreux (2002), Menezes (1995), Vernant (1973) e Zumthor (1997), atesta-se que os anciãos contribuíram para a preservação da memória e educação dos mais jovens, pois eram os guardiões e transmissores dos saberes e práticas ancestrais.</p>2024-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Marinaldo Pantoja Pinheiro, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de Françahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18361Fluência de leitura em escolares do ensino fundamental2023-12-19T14:19:32-03:00Renata Piresrenatapires.fono@gmail.comRosana Gomes da Silvarosana.gomes1@gmail.comGiseli Donadon Germanogiseli.germano@unesp.br<p>A habilidade de leitura é fundamental em nossa sociedade, visto que, por meio dela, adquirimos conhecimentos, desenvolvemos autocrítica e garantimos nossa autonomia. A fluência de leitura refere-se ao ato de ler com naturalidade, precisão e expressividade, e dificuldades nesta habilidade podem impactar negativamente o percurso acadêmico dos escolares no decorrer da educação básica. Compreendendo a importância da fluência de leitura, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre o desenvolvimento desta habilidade em escolares do ensino fundamental, analisando-se artigos das bases de literatura PubMed e SciELO. Dos 117 artigos encontrados, 17 estudos foram selecionados conforme os critérios de inclusão e de exclusão propostos nesta revisão. Os artigos sugeriram uma progressão da fluência de leitura no decorrer da seriação escolar, com propensão à estabilização desta habilidade nos anos finais do ensino fundamental, e destacaram a correlação entre fluência de leitura, compreensão leitora e rendimento acadêmico.</p>2024-04-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Renata Pires, Rosana Gomes da Silva, Giseli Donadon Germano