Avaliando o impacto da política brasileira de plantas medicinais e fitoterápicos na formação superior da área de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n3.2018.11160

Palavras-chave:

Políticas públicas, Plantas medicinais, Práticas pedagógicas, Avaliação da educação superior

Resumo

As plantas podem ser modelos para a síntese de um grande número de fármacos e no caso dos fitoterápicos fazem parte diretamente de sua composição. A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF), de 2006, é considerada o marco regulatório da fitoterapia brasileira. O governo brasileiro desenvolveu ações para sua efetivação, entretanto seu avanço foi limitado por fatores tais como o conhecimento insuficiente dos profissionais de saúde sobre fitoterapia. A investigação exploratório-descritiva objetivou evidenciar as repercussões geradas pela PNPMF na graduação em saúde em um estado do Nordeste brasileiro. A fundamentação baseou-se em revisão de literatura sobre formação superior em saúde no Brasil, diretrizes curriculares nacionais, PNPMF, plantas medicinais em saúde pública e opiniões de grupos-chave da área. Utilizou-se uma abordagem quali-quantitativa, por meio da triangulação entre métodos.

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Biografia do Autor

Kellen Miranda Sá, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior.

Alberto Sampaio Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Engenharia de Teleinformática. Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará. Pesquisador nas áreas de Educação e Computação.

Mary Anne Medeiros Bandeira, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Química. Professora das Disciplinas de Farmacognosia e de Fitoterapia da Universidade Federal do Ceará. Centro de Ciências.

Wagner Bandeira Andriola, Universidade Federal do Ceará

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 1D). Professor da UFC – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação.

Ronald Targino Nojosa, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Estatística pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada da Universidade Federal do Ceará. Centro de Ciências.

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Publicado

03/07/2018

Como Citar

SÁ, K. M.; LIMA, A. S.; BANDEIRA, M. A. M.; ANDRIOLA, W. B.; NOJOSA, R. T. Avaliando o impacto da política brasileira de plantas medicinais e fitoterápicos na formação superior da área de saúde. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 4, p. 1106–1131, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n3.2018.11160. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11160. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos