Comunidades de Aprendizagem Profissional como estratégia de liderança na gestão escolar do século XXI

Autores

  • Sheylla Chediak Faculdade de Ciências e Letras, FCLAr/Unesp; Instituto Federal de Rondônia
  • Irma Kunnari
  • Edson do Carmo Inforsato
  • Jorge W. Amorim Júnior

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11408

Palavras-chave:

Comunidade de Aprendizagem Profissional – CAP, Desenvolvimento profissional docente, Gestão escolar.

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar uma discussão teórica sobre o conceito de Comunidade de Aprendizagem Profissional (CAP), do inglês Professional Learning Community, e relacioná-lo à proposta de um modelo de gestão escolar focada no desenvolvimento profissional docente em consonância com as demandas do século XXI. Este artigo aborda também um estudo de caso, a partir de uma abordagem qualitativa, que buscou analisar a gestão escolar na manutenção de uma CAP em duas escolas na Finlândia[1]. Como conclusão, aponta-se para a necessidade de realização de pesquisa aplicada em escolas no Brasil para implantação e estudo dos resultados, partindo da hipótese de que uma CAP atende às demandas para um modelo de gestão escolar que pode empoderar a equipe de professores, promover o bem-estar destes, oportunizar aprendizagens ao longo da vida e consequentemente melhorar a qualidade de aprendizagem dos alunos.


[1] Pesquisa realizada como Bolsista/DEJ – CNPq – Chamada Pública CNPq - SETEC/MEC Nº 041/2014 – Programa Professores para o Futuro (Finlândia) II.

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Biografia do Autor

Sheylla Chediak, Faculdade de Ciências e Letras, FCLAr/Unesp; Instituto Federal de Rondônia

Doutoranda em Educação pela UNESP – Araraquara. Mestre em Psicologia (Escolar). Professora do Instituto Federal de Rondônia – IFRO/Porto Velho

Irma Kunnari

Principal Lecturer at Häme University of Applied Science/Hämeenlinna, Finland.

Edson do Carmo Inforsato

Docente da UNESP/Araraquara. Pós-Doutor pela Universidade de Lisboa na área de Formação Continuada de Professores. Doutor em Educação

Jorge W. Amorim Júnior

Mestrando em Psicologia – Universidade Federal de Rondônia - UNIR/RO. Professor EBTT de Administração -  Instituto Federal de Rondônia – IFRO/Porto Velho

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Publicado

30/04/2018

Como Citar

CHEDIAK, S.; KUNNARI, I.; INFORSATO, E. do C.; AMORIM JÚNIOR, J. W. Comunidades de Aprendizagem Profissional como estratégia de liderança na gestão escolar do século XXI. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp.1, p. 304–323, 2018. DOI: 10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11408. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11408. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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