Repensando o currículo para o Ensino Médio Integrado: aproximações com a experiência finlandesa

Autores

  • Iza Manuella Aires Cotrim-Guimarães Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
  • Jamylle Rebouças Ouverney-King Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
  • Karina Aparecida de Freitas Dias de Souza Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11449

Palavras-chave:

Sistema Educacional Finlandês, Inovação curricular, Educação para o Século XXI.

Resumo

Esse artigo apresenta a experiência de professoras de cinco Institutos Federais no desenvolvimento de oficinas para a construção de diretrizes para um currículo inovador para a Educação Profissional. As discussões tiveram como ponto de partida a organização do sistema de ensino finlandês, uma vez que as professoras que conduziram essa pesquisa-ação participaram do Programa “Professores para o Futuro” (VET III) na Finlândia, em sua terceira edição, em 2016. As oficinas tiveram como resultado a criação de diretrizes gerais para a organização de um currículo que tem como pilar a aprendizagem centrada no estudante e demais princípios da Educação para o Século XXI. O processo não desconsiderou a realidade brasileira, ressaltando-se a importância da construção coletiva dos projetos dos cursos. Alguns elementos para a inovação curricular referem-se à organização dos conteúdos de forma interdisciplinar e/ou de acordo com áreas ou grupos de conteúdos, compreendendo unidades curriculares a serem desenvolvidas em períodos de curta duração e com carga horária semanal robusta. Prevê-se, ainda, que os estudantes possam definir, com o auxílio de um conselheiro, a distribuição das unidades curriculares pelos períodos do curso, o que foi denominado de “trilha formativa”.

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Referências

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Publicado

30/04/2018

Como Citar

COTRIM-GUIMARÃES, I. M. A.; OUVERNEY-KING, J. R.; SOUZA, K. A. de F. D. de. Repensando o currículo para o Ensino Médio Integrado: aproximações com a experiência finlandesa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp.1, p. 534–539, 2018. DOI: 10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11449. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11449. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência