Proposições da OCDE para América Latina: o Pisa como instrumento de padronização da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.3.12756

Palavras-chave:

Política educacional, OCDE, PISA, América Latina.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as proposições educacionais da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para a região latino-americana. Para isso analisa documentos que apresentam propostas aos países da região. Parte-se da compreensão que, a partir dos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), o Organismo Internacional pressiona os países a adotarem uma concepção que tem como seu epicentro a política de competências e habilidades para atender as demandas do mercado de trabalho no mundo globalizado. Aponta contradições nas proposições que, na aparência defendem a educação pública, mas, em essência, intentam padronizar os sistemas. Conclui que o viés comparativo a fim de padronização caminha na contramão das finalidades públicas e sociais da educação.

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Biografia do Autor

Rodrigo da Silva Pereira, Universidade Federal da Bahia, Campus do Canela, Salvador – Bahia.

Professor adjunto da Faculdade de Educação, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro da Linha de Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação/FACED-UFBA.

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Publicado

30/08/2019

Como Citar

PEREIRA, R. da S. Proposições da OCDE para América Latina: o Pisa como instrumento de padronização da educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.3, p. 1717–1732, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.3.12756. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12756. Acesso em: 20 abr. 2024.