Indústria cultural e semiformação: democracia e educação sob ataque nos países ibero-americanos à luz da teoria crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.4.12912

Palavras-chave:

Educação, Indústria Cultural, Semiformação, Teoria Crítica da Sociedade.

Resumo

Este ensaio objetiva refletir, urdidos pelos fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade, sobre indústria cultural e semiformação (Halbbildung) no contexto dos países ibero-americanos. O conceito de indústria cultural não só permanece atual como é fundamental para compreender a semiformação ou a formação danificada. A reflexão está ancorada em M. Horkheimer, T. W. Adorno e H. Marcuse, pensadores da primeira geração da Escola de Frankfurt. A formação (Bildung), conforme assumida por esses autores, pode oferecer os substratos necessários para a práxis de resistência ao processo que impede o florescimento de individualidade autônoma, no qual a democracia tem sido atacada.

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Biografia do Autor

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Docente do programa de pós-graduação em Educação. Doutora em Educação.

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá – (UEM), Maringá – PR

Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Carlos Antônio Giovinazzo Júnior, Pontifica Universidade Católica de São Paulo – (PUC), São Paulo – SP

Docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade.

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Publicado

01/09/2019

Como Citar

OLIVEIRA, M. R. F. de; GALUCH, M. T. B.; GIOVINAZZO JÚNIOR, C. A. Indústria cultural e semiformação: democracia e educação sob ataque nos países ibero-americanos à luz da teoria crítica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.4, p. 1883–1898, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.4.12912. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12912. Acesso em: 18 abr. 2024.

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