Consultoria colaborativa como estratégia de formação continuada para professores que atuam com estudantes com deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13512

Palavras-chave:

Educação especial, Consultoria colaborativa, Formação de professores, Deficiência intelectual.

Resumo

A colaboração entre profissionais da educação especial e comum fomentou uma pesquisa de pós-doutorado, cujo objetivo foi analisar a Consultoria Colaborativa como estratégia pedagógica para formação continuada de professores que atuam com estudantes com deficiência intelectual. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa pautado nos pressupostos da pesquisa colaborativa e da Teoria Histórico Cultural. Ocorreu na Universidade Federal de Goiás – UFG e em duas escolas; participaram seis professoras da rede estadual de ensino. Os dados foram construídos nos meses de fevereiro a dezembro de 2016. Nesse recorte analisou-se uma das categorias advindas do Roteiro de entrevista, contendo a avaliação da formação. Os resultados apontaram que esse tipo de formação proporciona discussões com foco na escolarização, apresenta caminhos possíveis para uma prática docente que visa a potencialidade desses estudantes e pode se constituir como estratégia para os cursos de formação continuada.

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Biografia do Autor

Danúsia Cardoso Lago, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira, Vitória da Conquista – Bahia

Professora Adjunta em Regime de Dedicação Exclusiva. Doutorado em Educação do Indivíduo Especial e Pós-doutorado em Educação.

Dulcéria Tartuci

Professora do Programa de Pós-Graduação. Coordenadora do Curso de Letramento para Estudantes com Deficiência e do Estágio do Curso de Pedagogia e Preside a CAD (UAEE/UFG). Pós-Doutorado em Educação Especial (PPGEEs-UFSCar).

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Publicado

04/03/2020

Como Citar

LAGO, D. C.; TARTUCI, D. Consultoria colaborativa como estratégia de formação continuada para professores que atuam com estudantes com deficiência intelectual. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp.1, p. 983–999, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp.1.13512. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13512. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática - Educação especial e inclusão: diálogos sobre pesquisa, políticas e práticas