Projeto EJA Interventiva: contribuições para as práticas e políticas curriculares inclusivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14451

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Educação especial, EJA interventiva

Resumo

A EJA Interventiva é uma interface da Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial desenvolvida no Distrito Federal para atendimento de estudantes com deficiência intelectual e autismo em defasagem idade/ano. Este artigo apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa na modalidade de Estudo de Caso, que objetiva analisar na perspectiva da inclusão esse projeto que se tornou Diretriz Curricular. Os resultados revelaram que a EJA Interventiva se apresenta como um projeto inclusivo bem-sucedido ao possibilitar o acesso e a permanência na educação, a continuidade da escolarização e a inserção social de estudantes com deficiência intelectual e autismo, atendendo às finalidades reparadora, equalizadora e qualificadora colocadas para a Educação de Jovens e Adultos. Evidencia-se que projetos educacionais inclusivos articulados e desenvolvidos com a comunidade escolar podem orientar atos normativos. Aponta-se que para o avanço da experiência em andamento e da educação inclusiva pesa a possibilidade substitutiva do currículo tradicional com espaços e tempos padronizados, sinalizando para a importância de se pensar propostas curriculares construídas sob novas bases, abertas à diversidade.

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Biografia do Autor

Vânia de Sousa Barbosa, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – Brasília – DF

Coordenadora da EJA Interventiva no Centro de Ensino Fundamental 01 de Planaltina – DF.

Elize Keller-Franco, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho – SP

Professora permanente no Mestrado Profissional em Educação.

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Publicado

30/10/2020

Como Citar

BARBOSA, V. de S.; KELLER-FRANCO, E. Projeto EJA Interventiva: contribuições para as práticas e políticas curriculares inclusivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp3, p. 2446–2470, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp3.14451. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14451. Acesso em: 19 abr. 2024.