Impactos e desafios do ensino on-line decorrentes da pandemia COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.14526

Palavras-chave:

COVID-19, Ensino presencial, Ensino a distância

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre os impactos e desafios impostos ao ensino on-line, em território brasileiro, em 2020, um ano atípico, dada à incidência e readequação da agenda educacional imposta pela pandemia da COVID-19. Para isso, abordou-se o marco regulatório expedido pelo governo federal brasileiro e pelo MEC, apresentando as normativas específicas na Universidade Federal da Grande Dourados -UFGD. Mostrou-se que as modalidades de educação presencial e a distância sofreram impactos relacionados à alteração da agenda e do formato pedagógico, visto que cursos de graduação EaD, devido ao Decreto nº 9057/2017 (BRASIL, 2017), geram em algum momento, fluxo social. Admite-se que tem ocorrido mudanças de comportamento da sociedade na vivência do ensino remoto subsidiado por um conjunto normativo e de disponibilização tecnológica, sobretudo, as que viabilizam as aulas no formato de webconferências.

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Biografia do Autor

Elizabeth Matos Rocha, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Professora Associada I e Diretora da Faculdade de Educação a Distância. Doutorado em Educação (UFC).

Juliana Maria da Silva Lima, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Professora do Magistério Superior da Faculdade de Educação a Distância. Doutorado em Educação (UFGD).

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Publicado

01/02/2021

Como Citar

ROCHA, E. M.; LIMA, J. M. da S. . Impactos e desafios do ensino on-line decorrentes da pandemia COVID-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 377–390, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.14526. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14526. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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