A pesquisa-ação como estratégia de revisão da prática pedagógica na formação inicial de professores da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp4.14534

Palavras-chave:

Pesquisa-ação, Formação docente, Docente crítico-reflexivo

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi descrever os fundamentos teóricos para uma abordagem da aplicação da pesquisa-reflexão-ação no ensino durante as práticas educacionais (2003-2004) por alunos de pedagogia da Educação Básica de uma Universidade Privada de Santiago. As bases teóricas estudadas foram as de Argyris e Schón (1996) com a teoria da ação, Elliot (1998) com a pesquisa-ação e Tonucci (1999) com a pesquisa em sala de aula, entre outros autores. A metodologia inicial foi a pesquisa documental e posteriormente aplicada como abordagem à pesquisa-ação em contexto escolar. O resultado foi um processo de formação satisfatório para alunos e professores em exercício, amparado na pesquisa educacional, com planejamento, ação e reflexão na busca pela mudança da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juan Pablo Catalán Cueto, Universidad SEK (USEK), Santiago

Coordinador de la Unidad de Currículum y Evaluación de la Dirección de Docencia.

Referências

ARGYRIS, C; SCHÓN, D. Organizational learning II: theory, method, and practice. Reading, MA: Addison Wesicy, 1996.

ELLIOT, J. La investigación acción en educación. 2. ed. Morata, 1998.

ESTÉ, A. El Aula Punitiva. Caracas, Venezuela: Trópicos, 1998

FRIEDMAN, V. Action Science: Creating communities of inquirí incommunities of practice. In: REASON, P.; BRADBURY, H. Handbook of action research. London: Sage, 2001. p. 159-170.

GONZÁLEZ, N. Trabajo de ascenso de la categoría profesor titular LUZ. 2005.

GREENWOOD, D; LEVIN, M. Introduction to Action Research. Social Research for Social Change. London: Sage, 1998

KEMMIS, S. Teoría crítica de la enseñanza. La investigación acción en la formación de I profesorado. Barcelona: Martínez Roca, 1988.

KEMMIS, S.; MCTAGGART, T. Cómo planificar la investigación acción. Barcelona: Laertes, 1988.

STRINGER, E. T. Action Research. A Handbook for Practitioners. London. Sage Publications. In: Tercer Encuentro Iberoamericano de Colectivos Escolares y Redes de maestros que hacen investigación en la Escuela. ¿Cómo circulan y se producen los saberes y las artes en la escuela? 2002.

TONUCCI, F. La Investigación como alternativa a la enseñanza. ¿Enseñar Aprender? Editorial Laboratorio Educativo. 2. ed. Caracas, Venezuela, 1999.

Publicado

01/12/2020

Como Citar

CUETO, J. P. C. A pesquisa-ação como estratégia de revisão da prática pedagógica na formação inicial de professores da educação básica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp4, p. 2768–2776, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp4.14534. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14534. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.