Promoção do letramento versus medicalização no Ensino Superior: contribuições de uma abordagem fonoaudiológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp5.14569

Palavras-chave:

Ensino Superior, Fonoaudiologia, Letramento, Dislexia, Medicalização

Resumo

Dentre as mudanças que vem ocorrendo no Ensino Superior brasileiro em função da expansão do ingresso de pessoas nesse nível de formação, interessa destacar a heterogeneidade dos acadêmicos quanto às diversas e desiguais condições de letramento. Parte-se do pressuposto de que tais condições são determinantes para a efetiva acessibilidade e para uma formação acadêmico-profissional de qualidade. O objetivo desta pesquisa foi analisar as contribuições de uma abordagem clínica fonoaudiológica baseada na perspectiva sócio-histórica, junto a um acadêmico diagnosticado como disléxico, enfocando aspectos discursivos, textuais e normativos da linguagem escrita. Trata-se de um estudo de caso, de cunho qualitativo, longitudinal e retrospectivo. Essa mudança permitiu ao sujeito reconhecer-se como autor, ocupar um lugar de leitor e escritor capaz e entender a sua relação com a linguagem escrita como um processo contínuo, social e historicamente constituído.

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Biografia do Autor

Sammia Klann Vieira, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Curitiba – PR

Mestrado em Distúrbios da Comunicação. Apoio Financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- Brasil (CAPES) – código de financiamento 001.

Rita de Cássia Tonocchi, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Curitiba – PR

Professora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e no Programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação. Doutorado em Estudos Linguísticos (UFPR).

Ana Paula Berberian, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Curitiba – PR

Professora no curso de Graduação em Fonoaudiologia e no Programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação. Doutorado em História (PUC/SP). Apoio Financeiro CNPQ/Produtividade em Pesquisa. Processo N° 306523/2017-5.

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Publicado

01/12/2020

Como Citar

VIEIRA, S. K.; TONOCCHI, R. de C.; BERBERIAN, A. P. Promoção do letramento versus medicalização no Ensino Superior: contribuições de uma abordagem fonoaudiológica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp5, p. 2967–2984, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp5.14569. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14569. Acesso em: 29 mar. 2024.

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