Didática e formação inicial do professor: desafios e perspectivas na visão dos acadêmicos do curso de pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do município de Parintins-AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14923

Palavras-chave:

Formação inicial, Didática, Perspectivas, Desafios, Parintins

Resumo

O presente artigo objetiva examinar sistematicamente a disciplina Didática I na formação inicial docente do curso de Pedagogia de uma IES do município de Parintins-AM, concernente à prática do professor; problematizando a referida matéria como orientada ao processo formativo desse profissional da educação. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, com foco nos registros dos acadêmicos, oriundos da autoavaliação da disciplina supracitada. O arcabouço teórico desta pesquisa abrange principalmente os trabalhos de Alarcão (2016), Candau (2014), Libâneo (2013), entre outros estudiosos de notável envergadura acadêmica sobre a temática investigada. Os resultados evidenciam que a Didática oportuniza aos licenciandos o entendimento das circunstâncias de aprendizagens, partindo da prática social questionada, apoiado no conhecimento de mundo dos professores e dos estudantes da educação básica.

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Biografia do Autor

Evandro Luiz Ghedin, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus – AM

Professor Titular-Livre da Faculdade de Educação. Doutorado em Educação (USP).

Carlos César Macêdo Maciel, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus – AM

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Artemison Montanho da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus – AM

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Referências

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Publicado

01/03/2021

Como Citar

GHEDIN, E. L.; MACIEL, C. C. M.; SILVA, A. M. da. Didática e formação inicial do professor: desafios e perspectivas na visão dos acadêmicos do curso de pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do município de Parintins-AM. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.1, p. 881–895, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iEsp.1.14923. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14923. Acesso em: 20 abr. 2024.