A gestão do conhecimento no sistema de ensino STEM/STEAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.15549

Palavras-chave:

STEAM, STEM, Educação, Gestão do conhecimento

Resumo

A educação STEAM (“Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics”, em português “Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática”) pretende cultivar cidadãos alfabetizados no modelo através da capacitação dos alunos com conhecimentos, habilidades e valores para o século 21. A Gestão do Conhecimento (GC) oferece recursos para viabilizar essas conexões entre disciplinas e docentes. Este estudo tem como objetivo geral analisar a possibilidade dos ambientes Ba (físico e virtual) serem mediados pela GC. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, através de modelo hipotético-dedutivo com coleta de dados via revisão da literatura. Como resultado, apresenta-se uma análise sobre as possibilidades dos ambientes físico e virtual serem mediados pela GC, onde constatou-se a importância de se estabelecer um ambiente propício para criação e compartilhamento do conhecimento. Além disso, deve-se aplicar métodos eficientes e sistemáticos para gerenciar o conhecimento dentro da organização de ensino.

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Biografia do Autor

Flávia Dantas de Azevedo Teixeira, Universidade Cesumar (UNICESUMAR), Maringá – PR – Brasil

Mestrado em Gestão do Conhecimento.

Flávio Boertolozzi, Universidade Cesumar (UNICESUMAR), Maringá – PR – Brasil

Professor aposentado. Doutorado em Engenharia de Sistemas Informática (UTC/França).

Iara Carnevale de Almeida, Universidade Cesumar (UNICESUMAR), Maringá – PR – Brasil

Professora e bolsista do Programa Produtividade em Pesquisa (ICETI). Pós-Doutorado (UFRGS).

Yasminn Talyta Tavares Zagonel, Universidade Cesumar (UNICESUMAR), Maringá – PR – Brasil

Mestranda em Gestão do Conhecimento nas Organizações.

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

TEIXEIRA, F. D. de A.; BOERTOLOZZI, F.; ALMEIDA, I. C. de; ZAGONEL, Y. T. T. A gestão do conhecimento no sistema de ensino STEM/STEAM. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 3009–3026, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.15549. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15549. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas