Práticas pedagógicas na educação especial, formação docente e pesquisa-ação

O que dizem as pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.15971

Palavras-chave:

Pesquisa-ação, Educação especial, Práticas pedagógicas

Resumo

O estudo teve por objetivo identificar e analisar o que tem sido produzido academicamente sobre as práticas pedagógicas no campo da educação especial no período de 2008 a 2020. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura que articula as temáticas que envolvem as práticas pedagógicas inclusivas na educação especial, formação docente e pesquisa-ação. A busca foi feita a partir da combinação entre os descritores: Inclusão, Educação Especial, Educação Inclusiva com os descritores Pesquisa-ação, Pesquisa Participante e Pesquisa Colaborativa. Foram encontrados 193 artigos, dos quais 44 artigos se aproximavam do tema. Como resultado foi observado que o maior número de publicações sobre o tema ocorreu após a promulgação, em 2015, da lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Além disso, foi possível identificar que a pesquisa-ação aparece como importante instrumento teórico-metodológico para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais efetivas e para a formação continuada de professores da Educação Especial.

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Biografia do Autor

Rafaela Flávia de Freitas, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mariana – MG – Brasil

Mestre em Educação e membro do Núcleo de Estudo e Pesquisas sobre Práticas na Alfabetização e na Inclusão em Educação (NEPPAI).

Marco Antonio Melo Franco, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mariana – MG – Brasil

Professor Associado do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFOP). Doutorado em Ciências da Saúde (UFMG).

Referências

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Publicado

01/07/2022

Como Citar

FREITAS, R. F. de; FRANCO, M. A. M. Práticas pedagógicas na educação especial, formação docente e pesquisa-ação: O que dizem as pesquisas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1714–1735, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i3.15971. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15971. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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