O brincar na educação infantil e suas relações com a formação e visão dos professores

Uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16200

Palavras-chave:

Jogos e brinquedos, Educação infantil, Capacitação de professores, Criança com deficiência

Resumo

O brincar é uma das principais abordagens no processo de ensino na primeira infância, sendo defendido por diversos autores com autoridade no tema, como Vygotsky, Piaget, Kishimoto, Montessori, e descrito pela Base Nacional Comum Curricular como um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Esse estudo teve como objetivo identificar a visão do brincar como prática utilizada por educadores do ensino infantil de diversos países. A metodologia abordada foi a Revisão de Escopo, com busca em cinco bases de dados, totalizando 19 artigos selecionados. As contribuições dos artigos foram relevantes para demonstrar que o brincar, como prática na educação infantil, não está completamente difundida, ainda não tem a valoração correspondente aos seus benefícios no processo de aprendizagem da criança e na formação dos professores, e a aplicação de práticas pedagógicas ainda não têm o olhar para o brincar como foco essencial para os currículos pré-escolares.

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Biografia do Autor

Fernanda Cândido Figueiredo Monteiro Colete, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – PR – Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Milton Carlos Mariotti, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – PR – Brasil

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Doutorado em Medicina Interna (UFPR).

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

COLETE, F. C. F. M.; MARIOTTI, M. C. O brincar na educação infantil e suas relações com a formação e visão dos professores: Uma revisão de escopo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2794–2809, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.16200. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16200. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos