A arte como potência pedagógica através da música

Por que o Flamengo também se canta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16684

Palavras-chave:

Arte, Música, Flamengo, Ensino-aprendizagem, Educação física escolar

Resumo

Este texto propõe uma aproximação entre esporte (Futebol/Flamengo) e arte (Música). Tal aproximação é feita com a intenção de deslocar o futebol do estatuto dos gestos técnicos e regras para o campo da arte através da música. O objetivo do escrito é apresentar a música enquanto artefato cultural de arte como potência educativa. Para tal, catalogamos e organizamos as músicas que tratam do Flamengo a partir de eixos temáticos a fim de didatizar as mesmas para tratar de temáticas relativas ao “extracampo do futebol” no contexto das aulas de Educação Física escolar. Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo abordada sob o viés de um estudo exploratório. Conclui-se que a potência pedagógica da música em sua relação com o futebol está no modo como a partir de seus afectos e perceptos, permite uma exploração das condições da prática do futebol, abrindo novas possibilidades de experimentá-lo e novas maneiras de pensá-lo para além de seus usos e destinações sociais.

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Biografia do Autor

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE – Brasil

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED). Doutorado em Educação (UFBA).

Mtheus Souza dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE – Brasil

Graduando em Educação Física (UFS). Bolsista COPES (UFS).

Elder Silva Correia, Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB), Coronel João Sá – BA – Brasil

Professor do Departamento de Educação Física (DEF/FANEB). Doutorado em Educação (UFS).

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Publicado

01/07/2022

Como Citar

ZOBOLI, F.; SANTOS, M. S. dos; CORREIA, E. S. A arte como potência pedagógica através da música: Por que o Flamengo também se canta. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 2045–2063, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i3.16684. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16684. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas