A educação e a saúde: brinquedoteca hospitalar espaço de ressignificação para a criança internada

Autores

  • Neide de Aquino Noffs
  • Maria Angela Barbato Carneiro

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v5i3.3710

Resumo

Este artigo retrata a articulação entre a Educação (representada pela LDB 9394/96 e experiência em pesquisa/ação) e a Saúde (representada pela brinquedoteca hospitalar – e experiência em pesquisa/ação). A LDB estimulando a criação de serviços especializados em função das condições específicas da criança reconhecendo que as desigualdades educacionais são inaceitáveis e que só a partir de um esforço coletivo assumiremos a efetiva inclusão de todos que estão em desvantagens. O retrospecto à origem e diversidade de brinquedotecas – entre elas a hospitalar - nos apresenta um panorama desta ação no Brasil. No final há a clareza de que a brinquedoteca se apresenta com um espaço de construção e ressignificação da vida para a criança internada, a busca do componente sadio na pessoa doente. Esta ação só será eficiente quando os educadores tiverem uma formação específica envolvendo conceitos, valores e a própria vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

NOFFS, N. de A.; CARNEIRO, M. A. B. A educação e a saúde: brinquedoteca hospitalar espaço de ressignificação para a criança internada. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 5, n. 3, p. 355–363, 2011. DOI: 10.21723/riaee.v5i3.3710. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3710. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos