A prática pedagógica contemporânea e as concepções docentes no magistério superior: coerências e contradições

Autores

  • Helena Cristina Simões UNIFAP – Universidade Federal do Amapá. Departamento de Ciências Humanas. Macapá - AP – Brasil. 68.903-419
  • Silvana Malusá UFU – Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Educação. Uberlândia – MG - Brasil. 38.400-902

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v8i1.6471

Resumo

Este trabalho relaciona aspectos da prática pedagógica contemporânea com as concepções dos docentes da educação superior. Discute-se a formação docente, os processos de ensino-aprendizagem e as relações interpessoais e, os relaciona com os conceitos valorativos aferidos pelos professores. Os dados apresentados são parte de uma pesquisa objeto de tese de doutoramento, realizada com aplicação de questionário a professores de Instituições de Ensino Superior localizadas no Estado do Amapá/Brasil. Os resultados revelaram que o docente reconhece a importância do aperfeiçoamento pedagógico, mas não possui a mesma disposição para realizá-lo; que no processo de ensino-aprendizagem a abordagem ainda é caracterizada pelo tradicionalismo das práticas e que; há sinais de maior diálogo nas relações interpessoais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SIMÕES, H. C.; MALUSÁ, S. A prática pedagógica contemporânea e as concepções docentes no magistério superior: coerências e contradições. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 1, p. 17–35, 2013. DOI: 10.21723/riaee.v8i1.6471. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6471. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos