O projeto político-pedagógico e currículo da EFAU: educação para que? E para quem?

Autores

  • Ana Paula do Amaral Mestre em Educação. UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso. Carceres – MT – Brasil. 78200-000. Escola Família Agrícola de Uirapuru. Uirapuru – GO – Brasil.
  • Ilma Ferreira Machado Doutora em Educação. UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. Campinas – SP – Brasil. 13083-970. UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso. Cáceres – MT - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i2.7038

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar os pressupostos ontológicos, a ideologia e a efetivação diária do Projeto político-pedagógico da Escola Família Agrícola de Uirapuru-GO (EFAU) e sua relação com o currículo diferenciado proposto pela Pedagogia da Alternância, em que os tempos e espaços educativos não se dão exclusivamente na escola, mas também nas comunidades rurais. Sendo assim, buscou-se socializar dados de um projeto de pesquisa que procurou analisar a configuração da Pedagogia da Alternância na EFAU, seus limites e potencialidades, baseando-se em uma metodologia de pesquisa qualitativa, numa perspectiva participante. Nesse processo investigativo, entrevistou-se educadores, estudantes, funcionários/monitores e pais, observando de forma participativa o cotidiano da escola, além de analisar documentos históricos, como o Projeto político-pedagógico (PPP) e Regimento Escolar. Em específico, as correlações entre o PPP e currículo buscam sistematizar e socializar as falas dos educadores e suas reflexões sobre a Pedagogia da Alternância no cotidiano da escola, no sentido de contribuir para ações e debates no âmbito da Educação do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13/06/2014

Como Citar

AMARAL, A. P. do; MACHADO, I. F. O projeto político-pedagógico e currículo da EFAU: educação para que? E para quem?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 2, p. 327–337, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v9i2.7038. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7038. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos