Contribuições do programa bolsa alfabetização na formação inicial do professor: o que evidenciam os relatos reflexivos produzidos por alunos de pedagogia

Autores

  • Ana Silvia Moço Aparicio UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL
  • Maria de Fátima Ramos de Andrade Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.7674

Palavras-chave:

Bolsa Alfabetização. Pedagogia. Formação inicial de professores.

Resumo

No presente artigo, apresentamos e discutimos os resultados de uma pesquisa em que buscamos compreender o processo de formação docente de alunos de Pedagogia participantes do Programa Bolsa Alfabetização, implantado pelo governo do Estado de São Paulo. Como objeto de análise foram considerados os relatos reflexivos produzidos por esses alunos, a partir de suas observações e intervenções realizadas na sala de aula de alfabetização em que atuavam junto ao professor regente. Para as análises, adotamos como referenciais teórico-metodológicos as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados apontam que a inserção dos licenciandos no cotidiano da sala de aula, ao propiciar a familiarização desse futuro professor com o processo de ensino e aprendizagem na alfabetização nas diferentes situações didáticas que emergem nesse contexto, contribuem para a reconstrução do foco de observação pelos licenciandos e para a reelaboração de suas crenças e concepções de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13/01/2017

Como Citar

APARICIO, A. S. M.; DE ANDRADE, M. de F. R. Contribuições do programa bolsa alfabetização na formação inicial do professor: o que evidenciam os relatos reflexivos produzidos por alunos de pedagogia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 54–69, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n1.7674. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7674. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos