O PIBID pedagogia e a aprendizagem da docência: entre proposições e ações efetivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.7816

Palavras-chave:

PIBID Pedagogia. Proposições e ações. Aprendizagem da docência.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar o processo de aprendizagem da docência, por parte de estudantes de Pedagogia, ao se inserirem e desenvolverem atividades na escola, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/2012). Para fins deste artigo, tratamos das ações previstas para as licenciandas, no decorrer da participação no Programa; as implicações; as potencialidades e as limitações dessas ações em seus processos de aprendizagem da docência. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados o questionário, a entrevista semiestruturada, as observações nas reuniões do PIBID e a visita às escolas em que cinco graduandas atuavam. Os dados da pesquisa nos permitiu constatar que a maioria das ações previstas no Subprojeto do PIBID Pedagogia para as licenciandas, apesar de sofrer alterações, se efetivou na prática; as estudantes vivenciaram a escola de forma exploratória e participativa; fizeram-se presentes em reuniões, oficinas e eventos acadêmico-científicos, favorecendo aprendizagens da docência, algumas propiciadas de forma mais intensa (relativas ao contexto educativo, aos alunos e suas características, ao trabalho em equipe, ao lidar com os imprevistos) e outras menos (planejamento do ensino, domínio do conteúdo, modos de ensinar e relacionamento com os alunos). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilaine do Rosário Neves, Universidade Federal de Viçosa

Professora na Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa. Viçosa – MG – Brasil. 36.570-000.

Alvanize Valente Fernandes Ferenc, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa. Viçosa – MG – Brasil. 36.570-000.

Downloads

Publicado

20/12/2016

Como Citar

NEVES, E. do R.; FERENC, A. V. F. O PIBID pedagogia e a aprendizagem da docência: entre proposições e ações efetivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 2046–2063, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n4.7816. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7816. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos