Fonoaudiologia e bullying: ação de promoção de saúde na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.8924

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Promoção da saúde, Serviços de saúde escolar, Atenção primária à saúde.

Resumo

O objetivo deste artigo foi descrever a realização de uma ação fonoaudiológica na escola como uma possibilidade de promover a saúde em relação à temática bullying, na busca pelo respeito às diferenças. Método: O trabalho foi realizado com as crianças do 1º e 2º ano do ensino fundamental, que estudavam no período matutino na maior escola da América Latina. A ação foi realizada por meio da prática teatral, em consonância com as políticas públicas de saúde vigentes. Resultados: Observou-se que o teatro despertou o interesse das crianças que por sua vez reagiram de forma positiva diante discussões que surgiram posteriormente à apresentação do grupo. Além disso pode-se observar o envolvimento dos professores presentes no momento bem como da coordenação da escola. Conclusões: a fonoaudiologia mostrou-se aliada na promoção da saúde bem como no trabalho intersetorial, com a educação.

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Biografia do Autor

Fernanda Yasmin Odila Maestri Miguel Padilha, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia. Especialização em andamento em Disfagia - Enfoque em Atuação Hospitalar pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Anna Carolina Goulart Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina(2016) e ensino-medio-segundo-graupelo Curso e Colégio Tendência(2009). 

Isabela Costa Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em andamento em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina

Aline Megumi Arakawa-Belaunde, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

01/01/2019

Como Citar

PADILHA, F. Y. O. M. M.; RODRIGUES, A. C. G.; SILVEIRA, I. C.; ARAKAWA-BELAUNDE, A. M. Fonoaudiologia e bullying: ação de promoção de saúde na escola. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 499–507, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i2.8924. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8924. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos