Desafios docentes no ensino superior: entre a intencionalidade pedagógica e a inserção da tecnologia

Autores

  • Elisabete Cerutti
  • Arnaldo Nogaro

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.9119

Palavras-chave:

Ensino superior. Ação docente. Tecnologia.

Resumo

O presente artigo resulta de pesquisa teórica, de natureza qualitativa e aborda as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDICs como um aspecto contribuinte à prática pedagógica do professor do Ensino Superior. Para construir seus argumentos os autores apóiam-se em autores como Cristensen; Horn; Staker (2015), Valente (2014), Nóvoa (2015), Freire (2002), Pretto (2008), dentre outros. A escrita constitui-se em um desafio para compreender a ação docente aliada à cultura digital. Torna-se relevante refletir sobre o fazer pedagógico nas premissas da aula na cibercultura, uma vez que os alunos são oriundos de uma ambiência com as tecnologias e a Universidade não pode ficar alheia a essa questão. Nesse sentido, este ensaio busca defender a ideia da inclusão das tecnologias digitais como ferramenta de construção de saberes e inserção de conhecimentos sociais e educacionais. Constata-se a necessidade do professor inserir, em sua prática, artefatos tecnológicos que fazem parte da vida de seus alunos, bem como conhecer suas linguagens e as formas como se comunicam e acessam informações. Entrar nesse universo e direcioná-lo para práticas de aprendizagem acadêmica e produção de conhecimento passa a ser uma estratégia imprescindível para melhorar o desempenho dos estudantes e gerar a inovação necessária ao Ensino Superior.

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Referências

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Publicado

05/07/2017

Como Citar

CERUTTI, E.; NOGARO, A. Desafios docentes no ensino superior: entre a intencionalidade pedagógica e a inserção da tecnologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1592–1609, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.3.2017.9119. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9119. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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