A concepção de mulher retratada pelos diferentes gêneros musicais: propostas de pesquisas em políticas de identidades e identidades políticas

Autores

  • Diego Azevedo Godoy Unesp
  • Célia Regina Rossi UNESP

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n1.2018.9715

Palavras-chave:

Identidade. Políticas de identidade. Musica. Feminino.

Resumo

Esta pesquisa se fundamenta pela ótica da Psicologia Social Dialética de Lane (1984), passando por autores como: Goffman (1977), (2004), Ciampa (1977), (2002), Honneth (2003), Habermas (1983) e principalmente os pressupostos da teoria da Identidade de Ciampa (2007). O objetivo dessa pesquisa tem como foco a busca pela compreensão de como o feminino é retratado por diferentes estilos/gêneros de música do Brasil. A metodologia que amparará esse estudo é qualitativa. Começando através de uma perspectiva histórica e bibliográfica, levantando dados de obras publicadas, logo a metodologia passará por uma segunda etapa, onde o campo será as entrevistas de narrativas de histórias de vida profissional de musicistas femininas dos diferentes estilos/gêneros estudados, para obter uma escuta ativa da própria autora feminina que constrói/retrata os vários femininos em sua musica, dando ênfase no âmbito dos estudos das Políticas de Identidades e Identidades Políticas.

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Publicado

03/01/2018

Como Citar

AZEVEDO GODOY, D.; ROSSI, C. R. A concepção de mulher retratada pelos diferentes gêneros musicais: propostas de pesquisas em políticas de identidades e identidades políticas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 1, p. 229–247, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n1.2018.9715. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9715. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos