Educacão internacional como soft power: o ensaio da política externa de Dilma Rousseff

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n3.2018.10096

Palavras-chave:

Educação internacional, Soft power, Política externa

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar o ensaio da educação internacional como instrumento de soft power na política externa do governo Dilma Rousseff. Para isso se analisará o contexto de ação do Itamaraty e dos novos atores que passaram a ter uma importante contribuição para a política externa. Conclui-se que a política externa do governo Dilma ainda que tenha se utilizado da educação internacional como um de seus instrumentos de política externa, não chegou a implementar o soft power com uma intenção clara no âmbito estratégico de inserção internacional do país.

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Biografia do Autor

José Alberto Antunes de Miranda, Universidade La Salle

Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), Especialização em Integração e Mercosul pela UFRGS (1999), Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS (2012). Atualmente é Assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais e professor permanente do Mestrado em Direito e Sociedade além de integrar o corpo docente do Curso de Relações Internacionais da Universidade La Salle. Tem experiência na área de Relações Internacionais, com ênfase em Política Externa e Análise da Política Externa, Integração Regional, Organizações Internacionais, Direito Internacional, Constituição e Relações Exteriores e Internacionalizacão da Educação Superior.

Viviane Bischoff, Centro Universitário Univates, UNIVATES. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS.

Doutora em Estudos Estratégicos Internacionais - UFRGS (2017). Mestre em Relações Internacionais - UFRGS (2010) . Graduada em Administração - Habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário Univates (2005). Atualmente é Diretora de Relações Internacionais do Centro Universitário Univates e professora universitária da Univates.

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Publicado

03/07/2018

Como Citar

ANTUNES DE MIRANDA, J. A.; BISCHOFF, V. Educacão internacional como soft power: o ensaio da política externa de Dilma Rousseff. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 4, p. 899–915, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n3.2018.10096. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10096. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos