A pesquisa sobre trajetórias escolares no Brasil

Autores

  • Luciana Massi
  • Luci Regina Muzzeti
  • Darbi Masson Suficier

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.10364

Palavras-chave:

Trajetórias escolares. Levantamento bibliográfico. Sociologia da Educação.

Resumo

O presente trabalho apresenta um balanço com as principais pesquisas realizadas no âmbito da Sociologia da Educação no Brasil com a temática das trajetórias escolares. As pesquisas com a temática das trajetórias escolares estão diretamente relacionadas ao referencial teórico desenvolvido pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu. Os trabalhos pesquisados demarcam uma área de estudos dentro da Sociologia da Educação que busca compreender as diferentes trajetórias educacionais e sociais e sua relação com o destino escolar dos alunos. Trata-se de um conjunto de trabalhos empíricos baseados em entrevistas realizadas com estudantes (do ensino fundamental ao superior) e familiares provenientes de diferentes camadas sociais. Depreende-se do conjunto de trabalhos pesquisados que a origem social, o capital cultural dos familiares do aluno e a relação da família com a escola compõem fatores relevantes nas trajetórias de escolarização.

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Publicado

05/07/2017

Como Citar

MASSI, L.; MUZZETI, L. R.; SUFICIER, D. M. A pesquisa sobre trajetórias escolares no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1854–1873, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.3.2017.10364. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10364. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos