Efeitos de um trabalho com a intertextualidade na formação de professores do ensino fundamental I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.11197

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Compreensão, Intertextualidade, Formação de professores

Resumo

A pesquisa invoca o conceito de intertextualidade como modo de construção de novos conhecimentos pelos estudantes. A partir de um diálogo teórico-metodológico com os autores Damiani, Freire e Orlandi, nós desenvolvemos a dinâmica para Sucos e Teias para trabalhar leitura e escrita nas atividades de ensino da disciplina de Didática, do Curso de Pedagogia. Para obter acesso aos seus efeitos na aprendizagem dos estudantes utilizamos como material de análise a avaliação da disciplina escrita por eles. A análise, realizada por meio de um processo de des-superficialização do corpus investigado, possibilitou maior compreensão sobre os efeitos da intertextualidade na rotina acadêmica dos estudantes. A construção das Teias superou o cumprimento do conteúdo da disciplina de didática, na medida em que: i) favoreceu as leituras e releituras dos textos propostos no plano de curso: ii) possibilitou o entendimento e aprofundamento dos conceitos: iii) contribuiu para o estreitamento das relações entre os próprios estudantes e; iv) norteou a relação professor-aluno, oportunizando que os estudantes expusessem suas experiências, sentimentos e memórias.

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Biografia do Autor

Bethania Medeiros Geremias, Universidade Federal de Viçosa/Professora do Departamento de Educação

Professora o Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Classe A. Denominação Adjunto A. Nível I. Aréa/subárea: Educação/Didática - Metodologia de Ensino. Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Doutora em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT-UFSC). 

Priscila Stephanie Nigre Cavalcanti, Universidade Federal de Viçosa

Bolsista de Iniação Científica/CNPq. Estudante de Graduação em Pedagogia.

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Publicado

01/10/2018

Como Citar

GEREMIAS, B. M.; CAVALCANTI, P. S. N. Efeitos de um trabalho com a intertextualidade na formação de professores do ensino fundamental I. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 5, p. 1580–1597, 2018. DOI: 10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.11197. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11197. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos