Problem-Based Learning: um modelo para o ensino e a aprendizagem de Teorias Organizacionais

Autores

  • Fabrício Sobrosa Affeldt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS. Professor EBTT
  • Fábio Ferraz Fernandez Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11437

Palavras-chave:

Construtivismo, Aprendizagem baseada em problemas, Administração.

Resumo

A construção do conhecimento de um ser humano ocorre através de mecanismos de assimilação e acomodação, que se regulam constantemente. Este trabalho se baseou nos conceitos de construtivismo e de student-centered learning como abordagens de ensino. Escolheu-se o problem-based learning para a criação de um modelo de ensino e aprendizagem que foi elaborado, utilizado e avaliado. O estudo pretendeu contribuir de forma inovadora para o ensino na área, em especial, apresentando um modelo em que o estudante realize atividades reais, resolva problemas, tome decisão e socialize com outros estudantes. Os resultados demonstram que os estudantes perceberam a maior parte dos elementos construtivistas que se buscou implementar no modelo de aprendizagem em Administração.

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Biografia do Autor

Fabrício Sobrosa Affeldt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS. Professor EBTT

Professor EBTT

Fábio Ferraz Fernandez, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB

Professor EBTT

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Publicado

30/04/2018

Como Citar

AFFELDT, F. S.; FERNANDEZ, F. F. Problem-Based Learning: um modelo para o ensino e a aprendizagem de Teorias Organizacionais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp.1, p. 436–450, 2018. DOI: 10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11437. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11437. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos