Discriminação por orientação sexual no sistema Escolar chileno: 2009 – 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11656

Palavras-chave:

Homofobia, Discriminação, Queixas, Escolas Chilenas

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com base no registro de queixas de discriminação baseada na orientação sexual e identidade de gênero do MINEDUC nas escolas chilenas, no período 2009-2016. Atraves de tabelas apresentam-se as características e distribuição das queixas a nível nacional, além das questões mais recorrentes que as justificam. E, embora seja reconhecido que o referido cadastro foi um avanço no processo de visibilidade da homofobia escolar, não se pode ignorar que, dada a natureza burocrática do sistema, a totalidade das reclamações não resultou em sanções ou na implementação de medidas preventivas efetivas. Conclui-se tambèm, que ainda há um longo caminho a percorrer para eliminar a homofobia nas escolas, especialmente por causa dos preconceitos de professores e gestores, sem mencionar a falta de preparação dos professores para lidar com a diversidade sexual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juan Cornejo Espejo, Universidad Católica del Maule

Profesor de Historia / Licenciado en Ciencias Sociales / Bachiller en Teología. Magíster en: Historia / Ciencia Política / Educación / Cs. Sociales. Doctor en Ciencia Política / Doctor en Estudios Americanos. Académico de la Facultad de Ciencias de la Educación - Universidad Católica del Maule.

Referências

ALONSO, Graciela.; MORGADE, Graciela. Educación, sexualidad, géneros: tradiciones teóricas y experiencias disponibles en un campo de construcción. In: ALONSO, Graciela.; MORGADE, Graciela (compiladoras). Cuerpos, sexualidades en la escuela: de la normalidad a la disidencia. Buenos Aires: Paidós, 2008.

AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION. Prevention of Bullying in Schools, Colleges and Universities. Washington, DC: American Educational Research Association, 2013.

BAKER, Jean. M. How homophobia hurts children nurturing diversity at home, at school and the community. New York: The Haworth Press, Inc, 2002.

BEER, David. Visiones y discursos en la educación física de la escuela primaria, In: MORGADE, Graciela.; ALONSO, Graciela (Comp.). Cuerpos, sexualidades en la escuela: de la normalidad a la disidencia. Buenos Aires: Paidós, 2008. p. 149-173.

BENTO, Berenice.; FELIX – SILVA, Antônio. Desfazendo o gênero. Natal: Editora da UFRN, 2015.

BLUMENFELD, Warren. Homophobia: how we all pay the price. Boston: Beacon Press, 1992.

BORRILLO, Daniel. Homofobia. Barcelona: Ediciones Ballaterra, 2001.

BUTLER, Judith. Problemas de género: feminismo e subversão da identidade. 2 ed. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

CONNELL, Raewyn. Masculinities. Berkeley: University of California Press, 1995.

CORNEJO, Juan. Jóvenes en la encrucijada. Última Década, CIDPA Valparaíso, n° 32, jul., 173-189, 2010.

ERIBÓN, Didier. Reflexiones sobre la cuestión gay, Barcelona: Anagrama, 2001.

DINIS, Nilson Fernandes. Homofobia e educação: quando a omissão também é signo de violência. Educar em Revista, n° 39, p. 39-50, 2011.

GIMÉNEZ DE ABAD, Elvira. Cómo disminuir la agresividad en los niños: sugerencias para padres. Buenos Aires: Paidós, 2014.

GOODSON, Ivor. Historia del currículo. La construcción social de las disciplinas escolares. Barcelona: Pomares – Corredor, 1995.

INSTITUTO NACIONAL DE LA JUVENTUD – MINISTERIO DE DESARROLLO SOCIAL. Séptima Encuesta Nacional de Juventud, 2012. Disponivel em: ˂http://www.injuv.gob.cl/portal/septima-encuesta-nacional-de-juventud/˃ Acceso em: 15 Ago. 2017.

INSTITUTO NACIONAL DE LA JUVENTUD – MINISTERIO DE DESARROLLO SOCIAL. Octava Encuesta Nacional de Juventud, 2015. Disponivel em: http://www.injuv.gob.cl/portal/wp-content/uploads//2017/03/libro-octava-encuesta-nacional-de-juventud.pdf. Acceso em: 15 ago. 2017.

JUNQUEIRA, Rogerio Diniz. Pedagogía del armario: La normatividad en acción. Revista retratos de la escuela. Brasilia, v. 7, n° 13, p. 481–498, 2013.

LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogías da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MAGENDZO, Abraham.; GONZÁLEZ, Paola.; ROPERT, Teresa.; ESTÉVEZ, Catalina. Prevenir, atender y tratar el bullying. Bogotá: Transversales Magisterio, 2014.

MINEDUC. Encuesta Nacional de Convivencia Escolar, 2011. Disponivel em: http://www.mineduc.cl/usuarios/mineduc/doc/201207301558020.Encuesta_nacional_prevencion_agresion_acosoescolar_2011.pdf. Acceso em: 15 ago. 2017.

MINEDUC. Ley 20. 536 Sobre Violencia Escolar, 8 de Septiembre de 2011. Disponivel em: https://www.leychile.cl/Navegar?idNorma=1030087. Acceso em: 15 ago. 2017.

MINEDUC. Política Nacional de Convivencia Escolar: 2015 – 2018, 2015. Disponivel em: http://www.mineduc.cl/2015/12/14/politica-nacional-de-convivencia-escolar/. Acceso em: 15 ago. 2017.

MINISTERIO SECRETARÍA GENERAL DE GOBIERNO. Ley 20.609 Antidiscriminación, 12 de Julio de 2012. Disponivel em: https://www.leychile.cl/Navegar?idNorma=1042092. Acceso em: 15 ago. 2017.

NAVARRO – SWAIN, Tania. Desfazendo o “natural”: a heterossexualidade compulsória e o continuum lesbiano. Revista Bagoas, n° 5, p. 45-55, 2010.

NÚÑEZ, Guillermo. ¿Qué es la diversidad sexual? Reflexiones desde la academia y el movimiento ciudadano. Quito: Ediciones Abya – Yala, 2011.

PALMA, Irma; REYES, Daniela.; MORENO, Claudia. La educación sexual en Chile: Pluralismo y libertad de elección que esconde una propuesta gubernamental conservadora. Docencia, n° 49, p. 14–24, 2013.

PENNA, Melani.; MATEOS, Cristina. Los niveles de homofobia de los futuros docentes: una cuestión de derechos, salud mental y educación. Revista Iberoamericana de Educación, n° 66, p. 123-142, 2014.

PLATERO, Raquel. ¡Maricón el último! Docentes que actuamos. Revista d’ estuis de la violencia, n° 3, p. 5-12, 2007.

PLATERO, Raquel.; GÓMEZ, Emilio. Herramientas para combatir el bullying homofóbico. Madrid: Talasa, 2008.

PÉREZ, Marchueta. Consecuencias del bullying homofóbico retrospectivo y los factores psicosociales en el bienestar psicológico de sujetos LGB. Revista de Investigación Educativa, v. 32, n. 1, p. 255-271, 2014.

POTEAT, Paul.; ESPELAGE, Dorothy.; KOENIG, Brian. Willingness to remain friends and attend school with lesbian and gay peers: Relational expressions of prejudice among heterosexual youth. Journal of Youth and Adolescence, v. 38, n. 7, p. 952-962, 2009.

RICH, Adriane. Heterossexualidade compulsoria e existencia lésbica. Revista Bagoas, n° 5, p. 17-44, 2010.

RIVERS, Ian. Homophobic bullying: research and theoretical perspectives. New York – Oxford: Oxford University Press, 2011.

ROBINSON, Joseph.; ESPELAGE, Dorothy.; RIVERS, Ian. Developmental Trends in Peer Victimization and Emotional Distress in LGB and Heterosexual Youth. Pediatrics. v. 131, n° 3, march, p. 423-430, 2013.

RUSSELL, Stephen. “Desafiando a homofobia nas escolas: políticas e programas para climas esclares seguros”. Educar em Revista. n° 39, Curitiba – Brasil, jan./abr., p. 123-138, 2011.

RUSSELL, Stephen.; SINCLAIR, Katerina; POTEAT, Paul; KOENIG, Brian. Adolescent Health and Harassement Based on Dsicriminatory Bias. American Journal Public Health. v. 12, n° 3, march, p. 493-495, 2012.

SEDGWICK, Eve. Epistemología del armario, Barcelona: Ediciones de la Tempestad, 1998.

SILVA, Denise Braga da. Corpos extranhos se tornam materia: Identidades LGBT no currículo da escola. Curitiba: Editora CRV, 2014.

TOMAELLO, Flavia. Bullying: criar con confianza en una sociedad violenta. Buenos Aires: Editorial Albatros, 2014.

UNESCO. Respuestas del sector educación frente al bullying homofóbico. Cuadernillo 8. París: UNESCO, 2012.

VEIGA – NETO, A. De geometrías, currículo e diferenças. Educação & Sociedade. Campinas, SP, n° 79, p. 163-186, 2002.

ZYSMAN, M. Bullying: cómo prevenir e intervenir en situaciones de acoso escolar. Buenos Aires: Paidós, 2014.

Publicado

01/09/2018

Como Citar

ESPEJO, J. C. Discriminação por orientação sexual no sistema Escolar chileno: 2009 – 2016. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp.2, p. 1471–1502, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11656. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11656. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos