Políticas públicas de ensino superior no Brasil: um olhar sobre o acesso e a inclusão social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i1.12059

Palavras-chave:

Políticas públicas, Ensino superior, Acesso, Inclusão social.

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que se propõe a discutir o percurso histórico das políticas públicas de Ensino Superior no Brasil com foco na expansão e interiorização deste nível de ensino. Problematiza algumas implicações das mesmas através do levantamento de referencias sobre a temática em publicações acadêmicas e textos oficiais. Os resultados apontam para um expressivo investimento na ampliação do acesso que culminou com o aumento significativo de vagas em instituições públicas e privadas atingindo um público antes excluído e fragilidades no que tange ao apoio necessário para a permanência e garantia de aprendizagem destes estudantes. Em virtude do déficit histórico no acesso ao Ensino Superior no país, conclui-se que se faz necessário a manutenção desta referida ampliação aliada a programas de assistência estudantil que garantam o suporte necessário ao processo acadêmico e de profissionalização dos estudantes universitários. 

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Biografia do Autor

Luci Annee Vargas Carneiro, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé – RS

Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela UFSM, graduada em Pedagogia UERGS. Atua como Pedagoga – Técnica Administrativa em Educação-TAE, na Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA desde setembro de 2013, exercendo funções de orientação e apoio às atividades de ensino no Núcleo de Desenvolvimento Educacional-NuDE, desta universidade. 

Fabiane Romano de Souza Bridi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS

Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2000). Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2001) e Especialização em Psicopedagogia - Abordagem Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2002). Concluiu o Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS/2004) com o trabalho intitulado "O lugar das diferenças e as configurações dos espaços escolares". Integra como pesquisadora o Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar - NEPIE/UFRGS. Foi professora de Departamento de Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e coordenadora do Curso de Especialização em Psicopedagogia - Abordagens Clínica e Institucional da UNISC. Foi professora da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria com atuação no atendimento educacional especializado com alunos em situação de inclusão. Concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS/2011) com a tese "Processos de identificação e diagnóstico: os alunos com deficiência mental no contexto do atendimento educacional especializado". Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria; coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Escolarização e Inclusão (NUEPEI) e atua nas áreas da educação, educação especial e psicopedagogia, com ênfase nos processos inclusivos.

 

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Publicado

02/01/2020

Como Citar

VARGAS CARNEIRO, L. A.; BRIDI, F. R. de S. Políticas públicas de ensino superior no Brasil: um olhar sobre o acesso e a inclusão social. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 146–158, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i1.12059. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12059. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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